REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21533
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Gisele da Silva-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8774378T1por
dc.contributor.advisor1Matos, Maria Izilda Santos de-
dc.date.accessioned2018-11-05T13:01:48Z-
dc.date.issued2018-09-14-
dc.identifier.citationSouza, Gisele da Silva. “Somos quem podemos ser”: Engenheiros do Hawaii - jovens, rock, sensibilidades e experiências urbanas (1985-2003). 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21533-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga a obra dos Engenheiros do Hawaii e o surgimento da geração de jovens nos anos 1980, realizando uma discussão sobre o rock e as questões que envolviam os jovens nesse momento. A pesquisa foi desenvolvida a partir de canções e da análise das capas dos 18 discos oficiais do grupo, nas quais é possível observar diversas temáticas, entre elas a juventude e a cidade. A análise encontra-se organizada em três momentos. No primeiro, recupera a trajetória do rock, sua chegada ao Brasil e a formação da geração roqueira dos anos 1980, assim como as questões mercadológicas, circularidade cultural e a crítica social e política presente nas canções dos Engenheiros do Hawaii, observando tensões vivenciadas no país nesse período. Na sequência, incorporam-se as discussões acerca das cidades e da juventude, trazendo representações como o flâneur, dândi, niilismo, existencialismo, experiências de violência urbana, gerando medo, insegurança, solidão e angústia. Incluindo também os anseios existenciais dos jovens, seus desalentos e a questão do consumo do álcool e de drogas, as tentativas de enfrentar as dores e mágoas, esquecer amores e relações vazias. Outras questões abordadas são as inquietudes frente à expansão da tecnologia, seus impactos físicos e sociais, a desesperança frente às guerras e à violênciapor
dc.description.abstractThis dissertation investigates the work of Engenheiros do Hawaii and the emergence of the generation of young people in the 1980s, leading to a discussion on rock and issues involving the young at this time. The research was developed from songs and analysis of the covers of the 18 official discs of the group, in which we can observe various themes, among them the youth and the city. The analysis is organized in three moments. In the first one, he recovers the trajectory of rock, its arrival in Brazil and the formation of the rock generation of the 1980s, as well as marketing issues, cultural circularity and social and political criticism in the songs of Engenheiros do Hawaii observing the tensions experienced in the country during this period. Thereafter, discussions about the cities and the youth are incorporated, bringing representations such as the flâneur, dândi, nihilism, existentialism, experiences of urban violence representations such as the flâneur, dândi, nihilism, existentialism, experiences of urban violence generating fear, insecurity, solitude and anguish. Including also the existential yearnings of the young, their discouragement and the issue of consumption, either alcohol or drugs, attempts to face pain and regrets, forget loves and void relationships. Other issues addressed are the concerns about the expansion of technology, its physical and social impacts, hopelessness in the face of wars and violenceeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/46985/Gisele%20da%20Silva%20Souza.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEngenheiros do Hawaii (Conjunto musical)por
dc.subjectGessinger, Humberto [1963- ]por
dc.subjectRock - Brasil - História e críticapor
dc.subjectJuventude - Brasil - Condições sociaispor
dc.subjectEngenheiros do Hawaii (Musical group)eng
dc.subjectRock music - Brazil - History and criticismeng
dc.subjectYouth - Brazil - Social coditionseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.title“Somos quem podemos ser”: Engenheiros do Hawaii - jovens, rock, sensibilidades e experiências urbanas (1985-2003)por
dc.title.alternative“We are who we can be”: Engenheiros do Hawaii - young, rock, sensibilities and urban experiences (1985-2003)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gisele da Silva Souza.pdf1,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.