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Tipo do documento: Dissertação
Título: Deus e o Diabo na Alcova: uma leitura do sonetário de Glauco Mattoso em busca das presenças poéticas de Deus e do Diabo
Autor: Lisboa, Emmanuel Gonçalves Guimarães 
Primeiro orientador: Soares, Afonso Maria Ligório
Resumo: O trabalho que ora se apresenta versa sobre a presença das imagens de Deus na poesia contemporânea. Para tanto selecionamos Glauco Mattoso, poeta paulistano que passa por diversas fases da recente poesia brasileira. Em sua vasta produção analisamos neste trabalho apenas os sonetos, sem um recorte de obra, ou de fase preocupamo-nos com a presença de Deus em seu sonetário. Para tanto, foram lidos, fichados e catalogados três mil sonetos e em vinte e nove deles encontramos a presença de Deus com real significado para o conteúdo. Porém analisamos com cuidado apenas uma pequena parte desses sonetos. Para a análise, nos ancoramos sobre os conceitos de crítica literária oriundos de Iumna Maria Simon e Vinícius Dantas e das reflexões de Hugo Friederich. E sobre os estudos acerca das relações sociológicas do homem com Deus de Roger Bastide. O trabalho esta dividido em três capítulos. No primeiro Um exercício de história tentamos situar a poesia contemporânea brasileira e inserir Glauco Mattoso nesse cenário. Aparecem, também, nesse capítulo artistas influentes e relevantes na formação literária de Glauco e da tradição maldita e pornográfica em língua portuguesa. O segundo capítulo De onde vem, e como vemos trata do arcabouço teórico que utilizamos para ler a poesia de Glauco. Inicialmente são apresentadas as teorias de Iumna Maria Simon e de Vinícius Dantas e depois as de Hugo Friederich. Na sequência esses conceitos são aplicados separadamente em poemas de Glauco com temática distinta da que investigamos. Por fim tratamos das categorias sociológicas definidas por Roger Bastide. No último capítulo analisamos os poemas seguindo quatro categorias distintas, mas próximas na temática. Averiguamos os poemas em sua Interpretação acerca da figura divina, os poemas em que Deus age, ou é clamado a agir no horizonte político, os egocêntricos e os inversivos. Ao longo do trabalho buscamos compreender as formas como a figura divina é tratada na poética de Glauco e por extensão tentamos apontar as relações do homem e Deus na sociedade atual
Abstract: The following work treats about God's images in the contemporary poetry. Thereunto, we have selected Glauco Mattoso, a native of São Paulo poet who passes through several faces of the recent brazilian poetry. Of his vast production, we analyze, in this work, only the sonnets, without a cutting of composition or phase - we worry about the presence of God in his sonnets collection. To do so, we have read, written up and cataloged three thousand sonnets, and twenty-nine of them found the presence of God with real meaning to the content. However, we have analyzed carefully only a small part of these sonnets. For the analysis, we have anchored on the concepts of literary criticism coming from Iumna Maria Simon and Vinicius Dantas, the reflections of Hugo Friederich, and on sociological relationships of men with God studies, by Roger Bastide. The work is divided into three chapters. The first, "Um exercício de história" (A History Exercise), tries to situate the contemporary Brazilian poetry and insert Glauco Mattoso in this scenario. Also in this chapter, relevant and influential artists appear in Glauco's literary education and in the formation of pornographic and accursed tradition of portuguese language. The second chapter, "De onde vem e como vemos" (Whence it comes and how we see it), is the theoretical framework we use to read Glauco's poetry. Initially, we present Iumna Maria Simon's and Vinícius Dantas's theories, and then Hugo Friederich's. After that, these concepts are applied separately in some Glauco's poems with a distinct theme from the one we have investigated. Finally, we discuss the sociological categories defined by Roger Bastide. In the last chapter, the poems are analyzed following four different categories, but similar with regard to the theme. We ascertain the poems in it's interpretation about the divine figure, the poems in which God acts, or is claimed to act in the political, egocentric, and reversal horizons. Throughout the work, we try to understand the ways how the divine figure is treated in Glauco's poetry, and by extension, we try to point out the relations of man and God in today's society
Palavras-chave: Poesia brasileira contemporânea
Imagens de Deus
Literatura e religião
Análise literária
Brazilian contemporary poetry
God s images
Literature and religion
Literary analysis
Deus na literatura
Diabo na literatura
Mattoso, Glauco -- 1951- -- Critica e interpretacao
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Lisboa, Emmanuel Gonçalves Guimarães. Deus e o Diabo na Alcova: uma leitura do sonetário de Glauco Mattoso em busca das presenças poéticas de Deus e do Diabo. 2010. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2151
Data de defesa: 27-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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