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dc.creatorPierotti, Juliana Assef-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8802159A8por
dc.contributor.advisor1Sousa, Clarilza Prado de-
dc.date.accessioned2018-10-10T10:21:02Z-
dc.date.issued2018-08-10-
dc.identifier.citationPierotti, Juliana Assef. Análise do desempenho dos alunos do curso de Direito de uma Universidade particular da cidade de São Paulo nas avaliações do Enade. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21498-
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou analisar o desempenho dos alunos do curso de Direito de uma Instituição de Educação Superior (IES) a partir dos dados públicos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) referentes aos resultados obtidos nas provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) dos anos de 2006, 2009, 2012 e 2015. A análise quali-quantitativa consistiu da comparação dos Índices de Discriminação e Índices de Facilidade das questões de Componente Específico mais acertadas e mais erradas pelos estudantes do curso de Direito dessa IES em relação ao total de estudantes de Direito (participantes do exame) do Brasil. Também foi feita a verificação dos conteúdos curriculares de melhor e pior desempenho desses dois grupos. Englobando análise documental, análise de resultado de exames e contextualização histórica do surgimento dos testes de inteligência e suas influências para a criação da Avaliação de Larga Escala na Educação Superior, esta pesquisa buscou ainda indicar perspectivas de uso dessas informações para o processo de planejamento e aperfeiçoamento da proposta pedagógica de um curso, considerando o desempenho de seus respectivos alunos nas provas realizadas. Percebemos que os resultados ainda estão sendo tratados de forma regulamentadora e a criação de rankings se mantém, deixando de agregar na proposta de formação de novos cidadãos trabalhadorespor
dc.description.abstractThis research is the analysis of the performance of Law students from a High Educational Institution based on public data made available by Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) on results obtained in the Students Performance National Exam (Enade) in 2006, 2009, 2012 and 2015.The qualitative and quantitative analysis is the comparison of Discrimination and Facilities Levels in Specific Component in more accurate and more wrong questions by Law students from this Institution compared to the total number of Law students who participated all over Brazil. It was also verified the curricular contentes with best and worst performance of these two groups. Covering documental analysis, results analysis and historical textualization of the emergence of intelligence tests and their influences for the creation of the Large Scale High Education Appraisal, this research aimed to indicate perspectives of the use of these informations for the planning and improvement process on the pedagogical proposal of a course, considering their respective students performance in the tests. We noticed that results are still being addressed in a regulatory manner and the creation of rankings is kept with a lack of aggregation in the formation proposal of new workerseng
dc.description.provenanceSubmitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2018-10-10T10:21:01Z No. of bitstreams: 1 Juliana Assef Pierotti.pdf: 1121473 bytes, checksum: 5918f48272659b1f5c48958d89f9c899 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-10-10T10:21:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Juliana Assef Pierotti.pdf: 1121473 bytes, checksum: 5918f48272659b1f5c48958d89f9c899 (MD5) Previous issue date: 2018-08-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/46868/Juliana%20Assef%20Pierotti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadorespor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino superior - Avaliaçãopor
dc.subjectExame Nacional de Desempenho de Estudantes (Brasil)por
dc.subjectENADEpor
dc.subjectDireito - Estudo e ensino - Avaliaçãoeng
dc.subjectEducation, Higher - Evaluationeng
dc.subjectLaw - Study and teaching - Evaluationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAnálise do desempenho dos alunos do curso de Direito de uma Universidade particular da cidade de São Paulo nas avaliações do Enadepor
dc.typeDissertaçãopor
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