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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2144
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ersu maa dun gboye o, yee gboyi sa: música sacra reveladora do dinamismo cultural - uma abordagem etnomusicológica da religião tradicional iorubá em São Paulo
Autor: Freitas, Ricardo de Gouveia e
Primeiro orientador: Brito, Enio José da Costa
Resumo: O objeto de estudo deste trabalho é a transformação dinâmica da religião tradicional iorubá em São Paulo na contemporaneidade, claramente marcada pelo tempo e espaço característicos da metrópole e seus processos formadores sociais. Destaca-se que a tradição e dinamismo não são categorias opositivas e contraditórias, mas sim diferentes interfaces de uma mesma realidade. Trabalhamos com a hipótese de que a música se faz categoria analítica suficiente para revelar o dinamismo cultural existente e legítimo em uma tradição religiosa, a da religião tradicional iorubá. Baseamo-nos duas grandes experiências diaspóricas dos africanos às Américas, logo também dos iorubas: diáspora de Olókun , em que foram trazidos à América Portuguesa, mormente no chamado terceiro ciclo da escravidão e diáspora de ðya , quando vieram espontaneamente ao Brasil. Cada um deles determinado pelo tempo e espaço e, portanto, distintos em seus percursos. A tradição iorubá no Brasil pode ser entendida como uma forma de continuidade, mas entendemos que não há a manutenção de um totus imutabilis, haja vista integrar-se e conformar-se em meio e por seres viventes e presentes, inclusive depois de mortos. Som e oralidade, movimento e expressão corporal, música e cultura, congregam-se e constituem um tesouro identitário que pode se tornar poder e alvo de manipulação, sendo esta, a hipótese secundária trabalhada. Por fim, reorganiza-se a cultura em sincronicidade com a as suas partes, sendo justamente esta reelaboração modulante a única característica imutável no que diz respeito ao ser humano, o homo sonorus. É possível afirmar que com esta operetta chegamos aos seguintes resultados: identificamos a importância do som para a formação constitucional do ser humano; a oralidade como instrumento histórico de manutenção do saber e fazer humanos; a música como canto revelador histórico-cultural, presente na cultura em simultaneidade com o ser cultura; proporcionamos a compreensão de como os herdeiros da tradição iorubá modularam sua música-cultura ao longo do tempo; como novos músicos passam a cantar a música recém-chegada da Iorubalândia, executando de maneira diferencial de acordo com a musicalidade múltipla herdada; e promovemos também recursos estéticocognitivos para a compreensão dos fazeres híbrido dos que bebem em diferentes fontes da fé, como uma das chaves herméticas para a exegese das culturas-músicas diaspóricas a partir do cantus firmus iorubá
Abstract: The subject under study in this work is the expression of Yoruba religion in São Paulo, Brazil, at contemporary, clearly marked by time and space pertaining to metropolis and its social forming process. The tradition and the dynamism are not oppositive categories, but different interfaces of same reality. We worked with the hypothesis that the music becomes enough analytical category to unveil the legitimate and living cultural dynamism in a religious traditional, the Yoruba traditional religion. There are two great diasporas experiences of the Africans to Americas, therefore Yoruba s also: Olókun Diaspora they were brought to Portuguese America, named third cycle of slavery ; and Oya Diaspora, when they came spontaneously to Brazil. The Yoruba tradition in Brazil can be understood as a continuity form, but we understand that there is no maintenance of a totus imutabilis, since this religion integrates on environment and by living and present persons, even after death. Sound and orality, moving and body expression, music and culture, congregate and constitute an identitary treasure that can turn into power and target of manipulation. This is the secondary hypothesis worked. Finally, the culture reorganizes itself in synchronicity with its parts. This modulating re-elaboration is the only immutable characteristic of the human being, the homo sonorus. It`s possible to affirm that with this operetta we raised the following results: we identified the importance of the sound to the constitutional forming of the human being; the orality as an historical instrument of maintenance of the human knowledge and making; the music as a cultural-historical disclosing singing, present in culture in simultaneity with the culture being; we provided a comprehension of how the legatees of the Yoruba tradition modulated their music-culture all along the time; how new musicians became to sing a new-arrival music from Yorubaland, executing with a differential manner according to the legated multiple musicality; and we also forwarded cognitive-esthetical resources to the understanding of hybrid makings of those who drink in different sources of faith, as a hermetical keys for the exegesis of the cultures-music from the Yoruba cantus firmus. E pari pa!
Palavras-chave: Religião tradicional iorubá
Diáspora
Dinamismo cultural
Yoruba traditional religion
Orality
Cultural dynamism
Cultos afro-brasileiros -- Sao Paulo (cidade)
Ioruba (Povo africano) -- Religiao
Cancoes ioruba
Oralidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências da Religião
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Freitas, Ricardo de Gouveia e. Ersu maa dun gboye o, yee gboyi sa: música sacra reveladora do dinamismo cultural - uma abordagem etnomusicológica da religião tradicional iorubá em São Paulo. 2010. 263 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/2144
Data de defesa: 21-May-2010
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

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