REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21424
Tipo: Dissertação
Título: As facetas de conhecimento na organização e gestão do currículo em escolas públicas de tempo integral
Título(s) alternativo(s): The facets of knowledge in the curriculum organization and management of fulltime public schools
Autor(es): Andrade, Andrea Cianflone Zacharias de
Primeiro Orientador: Marin, Alda Junqueira
Resumo: Este estudo investigou a organização e gestão do currículo no contexto de escolas públicas de ensino fundamental em tempo integral. A justificativa do tema da pesquisa consolidou-se pelo desafio de compreender diferentes contextos e possibilidades para a escola pública de tempo integral. A pesquisa considerou as diretrizes estabelecidas em documentos oficiais em âmbito nacional e municipal, assim como o conjunto de experiências de escolas de tempo integral no Brasil e em um município. O trabalho problematizou a organização e gestão do currículo nas escolas em tempo integral, estabelecendo duas perguntas centrais: Como está sendo realizada a organização e a gestão do currículo das escolas públicas em tempo integral? Quais são as facetas de conhecimento presentes na oferta do contra-turno nas Escolas de Tempo Integral? O objetivo da pesquisa concentrou-se em identificar e analisar a organização e gestão do currículo no contra-turno em Escolas de Tempo Integral, de modo a mapear e identificar as facetas de conhecimento presentes na oferta das atividades complementares da formação oferecida no turno regular, problematizando-as. A fundamentação teórica se baseou na concepção de ideologia e currículo conforme Michael Apple, no conceito de currículo como construção social proposto por Ivor Goodson, na concepção de conhecimento poderoso defendido por Michael Young e os procedimentos de pesquisa foram fundamentados na avaliação iluminativa segundo Malcolm Parlett e David Hamilton. Para tanto, a pesquisa realizada coletou informações de professores e de orientadoras pedagógicas de duas escolas que desenvolvem propostas de tempo integral, assim como da coordenadora do programa das escolas de tempo integral do município de São José dos Campos, para identificar como a organização e gestão do currículo nas escolas em tempo integral estão sendo realizadas no referido município. Os resultados comprovaram parcialmente as hipóteses estabelecidas sob três perspectivas: as atividades programadas no contra-turno se caracterizam por trazer um conhecimento não veiculado na parte curricular (mas nem sempre claramente relacionado com o "conhecimento poderoso"); a escola reproduz a ideologia vigente no turno regular e também no contra-turno, apesar do exercício das lideranças, da satisfação dos professores com o programa, mas muito em função dos recursos e da falta de clareza da proposta para a própria comunidade; e as atividades no contra-turno são selecionadas de acordo com as condições sociais e culturais em que a escola se encontra
Abstract: This study investigated the organization and management of the curriculum in the context of “fulltime” public elementary and middle school. The research theme is justified by the challenge of understanding different contexts and possibilities for “fulltime” schools. The research considered the guiding principles that are established in the official national and municipal documents, as well as the experiences of “fulltime” schools in Brazil, in a city in the state of São Paulo. This study questions how the curriculum in “fulltime” schools is being organized and managed, and presents two main questions: How is the curriculum of “fulltime” schools being organized and managed? What facets of knowledge are presented in the options available in the additional periods of “fulltime” schools”? The objective of this research focusses on identifying and analyzing the organization and management of the curriculum in the additional periods of “fulltime” schools, in order to map out and identify which facets of knowledge are offered in the activities that complement the curriculum in the regular school period. The theoretical foundations were based on the concepts of ideology and curriculum as defended by Michael Apple , curriculum as a social construction proposed by Ivor Goodson and powerful knowledge created by Michael Young. The methodology was founded on the illuminative evaluation approach described by Malcolm Parlett & David Hamilton. For this purpose, data was collected with teachers and pedagogical coordinators in two schools that have been offering “fulltime” projects in the city of São José dos Campos, as well as with the coordinator of the program of "fulltime" schools in the referred city, in order to identify how curriculum organization and management have been developed. The research results partiatlly comprove the hypotheses that were raised under three perspectives: the activities offered in the additional periods of the school are characterized by bringing a body of knowledge which is not delivered in the regular school hours; therefore, not clearly related to powerful knowledge; the school reproduces the same ideology both in its core curriculum and in the complementary activities which happen after school hours, and the activities offered in the “fulltime” program, after the school hours, are selected according to the social and cultural context of the school and its surroundings
Palavras-chave: Escolas públicas - Organização e administração
Escolas públicas - Currículos
Ensino em tempo integral
Educação integral
Public school management and organization
Public schools - Curricula
Full-time teaching
Integral education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Andrade, Andrea Cianflone Zacharias de. As facetas de conhecimento na organização e gestão do currículo em escolas públicas de tempo integral. 2018. 196 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21424
Data do documento: 23-Jul-2018
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andrea Cianflone Zacharias de Andrade.pdf8,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.