REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21409
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorIgnácio, Luciana Aparecida Boaventura de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8317331T7por
dc.contributor.advisor1Passarelli, Lílian Maria Ghiuro-
dc.date.accessioned2018-09-05T12:10:04Z-
dc.date.issued2018-08-15-
dc.identifier.citationIgnácio , Luciana Aparecida Boaventura de Oliveira. Leitura do texto publicitário: proposta de encaminhamento didático. 2018. 85 f. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21409-
dc.description.resumoA presente pesquisa, orientada pela perspectiva sociocognitivo-interacionista, aborda a leitura no âmbito escolar e considera essa atividade um processo de interação entre autor-texto-leitor. Tem como base a noção de que a ativação do conhecimento prévio do leitor constitui uma estratégia fundamental para a produção de inferências e, consequentemente, para a construção de sentidos e para a compreensão. Nesse contexto, a pergunta de pesquisa que norteia este estudo é: Em que medida o encaminhamento didático contribui para o ensino de leitura? Para responder a esse questionamento, estabeleceu-se como objetivo geral: compreender as estratégias de leitura na construção de sentidos por parte dos alunos-leitores. Os objetivos específicos, por sua vez, são: 1) identificar e analisar as estratégias de leitura que colaboram para a construção de sentidos pelos alunos-leitores. 2) empregar o encaminhamento didático como recurso para o ensino-aprendizagem em aulas de leitura. O aporte teórico que fundamenta esta investigação é composto principalmente por Carvalho (2002, 2014) Dolz e Schneuwly (2004), Ferreira (2010), Kleiman (2013), Koch (2009, 2015), Koch e Elias (2014), Marcuschi (2008), Passarelli (2012), Sandmann (2001) e Travaglia (2007a). O corpus selecionado é formado por três anúncios publicitários que, veiculados em épocas diferentes, permitem a observação de algumas mudanças em relação a aspectos linguísticos, culturais e imagéticos. Analisaram-se elementos textuais e as imagens que compõem tais peças, o que, conjuntamente, interagem para a construção do sentido. A proposta do encaminhamento didático possibilita o aprimoramento de práticas de ensino-aprendizagem de leitura nas aulas de língua portuguesa, em particular, no 8º ano do Ensino Fundamental IIpor
dc.description.abstractThe present research, oriented by the socio-cognitive-interactionist perspective, approaches the reading that occurs in the school context and considers this activity a process of interaction between author-text-reader. It is based on the notion that the activation of the reader’s prior knowledge constitutes a fundamental strategy to produce inferences and, consequently, to meaning construction and understanding. In this context, the research question that guides this study is: To what extent does the didactic routing contributes to the teaching of reading? To answer this question, it was established as a general objective: to understand the strategies of reading in the construction of meanings by the student-readers. The specific objectives are: 1) to identify and analyze the reading strategies that collaborate for the construction of meanings by student-readers. 2) to use didactic routing as a resource for teaching-learning in reading classes. The theoretical contribution that underlies this research is composed mainly by Carvalho (2002, 2014), Dolz and Schneuwly (2004), Ferreira (2010), Kleiman (2013), Koch (2009, 2015), Koch and Elias (2014), Marcuschi (2008), Passarelli (2012), Sandmann (2001) and Travaglia (2007a). The selected corpus is formed by three advertisements from different times, which allow the observation of some changes concern to linguistic, cultural and imagery aspects. We analyze textual elements and the images that make up such pieces, which, together, interact for the construction of meaning. The didactic routing proposal enables the improvement of teaching-learning practices of reading in Portuguese language classes, particularly, in the 8th year of Elementary School IIeng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/46602/Luciana%20Aparecida%20Boaventura%20de%20Oliveira%20Ign%c3%a1cio.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeituraeng
dc.subjectCompreensão na leituraeng
dc.subjectAnúncios - Linguagemeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReading comprehensioneng
dc.subjectAdvertising - Languageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.titleLeitura do texto publicitário: proposta de encaminhamento didáticopor
dc.title.alternativeThe reading of advertisement: a proposal for didactic routingeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Aparecida Boaventura de Oliveira Ignácio.pdf1,34 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.