???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21355
Tipo do documento: Tese
Título: Conexões e interações do processo de criação no ensino de design do produto: modos de desenvolvimento do pensamento
Autor: Farias, Marcelo José Oliveira de 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: Design é uma atividade de natureza criativa, projetual e estratégica, orientada para oferecer a melhor adequação e interação do ser humano consigo, com o outro e com o mundo. Um campo de conhecimento interdisciplinar e transdisciplinar que integra tanto conhecimentos teóricos e práticos, quanto conceitos concretos e abstratos, por meio do projeto, que envolve processos de observação, imaginação, análise, configuração e representação, com o propósito de desenvolver soluções técnicas e formais, a fim de viabilizar sua produção, comercialização e uso. O ensino do design, por sua vez, é o contexto onde se realiza a construção desse modo de pensar. Diante dessa premissa surge a inquietação e questão central que move e impulsiona essa pesquisa científica no âmbito do programa de estudos pós-graduados em comunicação e semiótica: “Como projeto de design interage com as ações do aluno em suas estratégias processuais criativas em rede no âmbito do ensino?”. Portanto, o objeto empírico que emerge dessa dinâmica entre a variável e invariável da questão, são as interações e conexões entre o projeto de design com as atividades projetuais do aluno em suas estratégias processuais criativas em rede. Para desenvolver essa pesquisa definimos pelo estudo de caso-exploratório e etnográfico a partir da observação e análise de dois cursos de graduação em design localizados na cidade de São Paulo: curso de design da Universidade de São Paulo/USP e curso de design industrial do Centro Universitário Senac, por meio da observação em sala de aula, do registro dos documentos de processo de criação e entrevista com os professores das disciplinas de projeto ou afins. Tendo como objetivos, compreender os aspectos paradigmáticos, detonadores, organizadores, direcionadores e comunicacionais da criação, que acionam o pensamento e agem como linhas de forças, estabelecendo conexões e interconexões instáveis por meio de diálogos e interlocuções que produzem interações, influências, trocas mútuas e compartilhadas, entre elementos e indivíduos, fazendo surgir e desencadear as manobras e articulações do pensamento no processo de criação
Abstract: Design is a creative, projective and strategic activity aimed at offering the best adaptation and interaction of the human being with himself, with others and with the world. A interdisciplinary and transdisciplinary area of knowledge that integrates both theoretical and practical knowledge, as well as concrete and abstract concepts, by means of projects, which involve processes of observation, imagination, analysis, configuration and representation, intended to develop technical and formal solutions to enable its production, commercialization and use. Design teaching means the context in which the construction of this way of thinking is build up. From this premise comes the restlessness and central issue that moves and drives this scientific research within the program of postgraduate studies in communication and semiotics: "How does a design project interact with the student's actions in their creative strategies in network strategies in the domain of education?" Therefore, the empirical object that emerges from this dynamic between the variable and the invariable of the question are the interactions and connections between the design project and the student's projective activities in their creative networked strategies. In order to develop this research, we defined the case-exploratory and ethnographic study based on the observation and analysis of two undergraduate design courses located in the city of São Paulo: design course at the University of São Paulo / USP and design course of University Senac, through observation in the classroom, recording of the creation process documents and interviews with teachers of design and other correlated subject areas. The set objectives are to understand the paradigmatic, detonating, organizing, directional and communicational aspects of creation, which activate thought and act as lines of forces, establishing unstable connections and interconnections through dialogues and interlocutions that produce interactions, influences, mutual exchanges and shared, between elements and individuals, making arise and unleash the maneuvers and articulations of thought in the process of creation
Palavras-chave: Desenho (Projetos) - Orientação profissional
Design - Estudo e ensino
Projeto de design
Design - Vocational guidance
Design - Study and teaching
Design project
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Farias, Marcelo José Oliveira de. Conexões e interações do processo de criação no ensino de design do produto: modos de desenvolvimento do pensamento. 2017. 176 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21355
Data de defesa: 19-Jun-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcelo José Oliveira de Farias.pdf51,45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.