???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21321
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tramas da criação participativa: a experiência comunicativa nas obras de Elida Tessler e Beth Moysés
Autor: Araujo, Maria Eunice Azambuja de 
Primeiro orientador: Salles, Cecilia Almeida
Resumo: A presente pesquisa é resultado dos estudos dos processos criativos das obras processuais contemporâneas de Elida Tessler e Beth Moysés, as quais modificam-se ao longo do tempo, tendendo ao inacabamento e a coincidir com a vida do artista. Obras que constituem-se da participação de pessoas em seu processo, tendo uma proposição de ações e ativação de experiências, cuja estética sensorial se completa pela ação do outro, requerendo uma recepção cada vez mais ativa. A pesquisa é desenvolvida a partir da observação de uma diversidade de documentos dos processos de criação, para assim formular hipóteses sobre os principais nós das redes de criação estudadas. Para isso, foi utilizada a teoria de processos de criação concebida por Cecília Almeida Salles, como instrumento para a crítica dos processos e roteiro para o estudo e entendimento das obras. A pesquisa se propõe a analisar os aspectos comunicacionais em práticas que extrapolam a relação artista x espectador e integram pessoas em seus processos, criando uma estrutura de colaboração. O objetivo é compreender os procedimentos artístico-criativos que desencadeiam processos de singularização, de coletivização e de atuação em redes
Abstract: The present research is the result of studies of the creative processes of the contemporary process art works by Elida Tessler and Beth Moysés, which modify over time, tending towards the unfinished and coinciding with the life of the artist. Art works that are constituted by the participation of people in its process, with the proposition of actions and the activation of experiences, whose sensorial aesthetic is completed by the action of the spectator, requiring a more active reception. The research was carried out through the observation of a diversity of documents of creative processes so to formulate hypothesis about the main knots of the creation networks studied. For this purpose, the theory of creation processes conceived by Cecília Almeida Salles was used as an instrument for the critique of the processes and as an itinerary for the study and understanding of the art works. The aim of the research is to analyze the communicational aspects of practices that exceed the relation artist spectator and integrate people in their processes, creating a collaboration structure. The objective is to understand the artistic-creative procedures that unleash processes of singularization, collectivization and acting in networks
Palavras-chave: Criação na arte
Criação (Literária, artística, etc.)
Comunicação visual
Creation in art
Creation (Literary, artistic, etc.)
Visual communication
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Araujo, Maria Eunice Azambuja de. Tramas da criação participativa: a experiência comunicativa nas obras de Elida Tessler e Beth Moysés. 2018. 178 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21321
Data de defesa: 18-Jun-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Maria Eunice Azambuja de Araujo.pdf6,3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.