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Tipo do documento: Dissertação
Título: Medidas socioeducativas e educação escolar: um balanço da produção acadêmica
Título(s) alternativo(s): Socio-Educational Policies and School Education: Analysis of the Academic Production
Autor: Neves, Taísa de Pádua 
Primeiro orientador: Silveira Bueno, José Geraldo
Resumo: O objetivo da presente investigação é o de, por meio de balanço bibliográfico da produção de dissertações e teses sobre medidas socioeducativas, produzidas no Brasil no período de 2013 a 2016, existente no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), analisar as principais tendências da produção acadêmica sobre medidas socioeducativas definidas pelo ECA, em especial aquelas que relacionam essas medidas com a educação escolar, cujo levantamento da produção redundou no corpus de 216 títulos. Com esse intuito, a coleta de dados utilizou-se de protocolo com indicadores escolhidos de acordo com os objetivos da investigação, que, em consonância com a perspectiva do materialismo cultural de Williams (2000 e 2011), consiste em identificar, nessa série histórica: quem investiga, do ponto de vista institucional, o que se investiga e como são investigadas as medidas socioeducativas. Esses dados alimentaram o software de tratamento estatístico Sphinx iQ2, possibilitando a produção de tabelas e gráficos para a análise das tendências investigativas, cujos principais resultados foram: Há grande concentração de produção nas instituições públicas, concentrando-se no eixo sudeste-sul, em destaque o estado de São Paulo; os temas das produções sobre medidas socioeducativas se concentram em cinco grandes áreas, sendo elas direito e cidadania, educação, psicologia, serviço social e ciências sociais; as medidas restritivas são as mais abordadas nas pesquisas, em detrimento das medidas mais brandas como a advertência e a obrigação de reparar o dano; os dados referentes aos procedimentos de pesquisa utilizados pelos autores nas teses de doutorado e dissertações de mestrado abordadas são muito limitados, assim como a análise feita nessa dissertação, a qual abordou somente os resumos das pesquisas e não o trabalho na íntegra; quanto as produções que estabeleceram relação com educação escolar, apesar de sua pouca incidência, pode-se indicar que as medidas restritivas são as mais abordadas; há grande concentração em pesquisas do tipo exploratórias; o procedimento de coleta mais utilizado foi o levantamento documental
Abstract: This work aims at analyzing the main academic production trends on socio-educational policies defined by the Child and Youth Statute (ECA) presented in the bibliography of academic works produced in Brazil between the years of 2013 and 2016 and made available at CAPES digital bank of theses. Its primary focus lies on the academic production that establishes a connection between such policies and school education, totalizing a corpus of 216 works to be analyzed. To that end, a protocol of indicators chosen according to the investigation goals – based on the cultural materialism perspective of William (2000 and 2001) – has been used to identify who investigates socio-educational policies from an institutional point of view, what exactly is investigated, and how such investigation takes place. Such data has fed the statistical treatment software Sphinx iQ2, enabling the development of charts and graphs to analyze investigative trends. Results showed that there is a great number of works in public institutions, mainly is the Southeast-South area, primarily in the State of São Paulo; the works on socio-educational policies focus on five great areas: law, citizenship, education, psychology, social services, and social sciences; researchers address mainly restrictive policies to the detriment of milder ones, such as reprimands or damage repairing; the available data regarding the research methods is very limited; works that establish a connection with school education, despite its lack of published material, show that restrictive policies are the most commonly used; there is a great number of exploratory researches; and the most commonly adopted collection procedure is documentation survey
Palavras-chave: Medidas socioeducativas - Dissertações e teses
Delinquentes juvenis
Pesquisa educacional
Socio-educational policies - Dissertations, Academic
Juvenile delinquents
Educational - Research
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Neves, Taísa de Pádua. Medidas socioeducativas e educação escolar: um balanço da produção acadêmica. 2018. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21269
Data de defesa: 28-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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