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Tipo do documento: Dissertação
Título: A percepção dos professores sobre o tablet em escolas brasileiras de currículo duplo sob o viés da complexidade
Título(s) alternativo(s): The teachers' perception about the tablet in high school dual diploma program in Brazilian schools from the perspective of complexity
Autor: Ragnev, Karem Datti 
Primeiro orientador: Freire, Maximina Maria
Resumo: Esta pesquisa investiga o fenômeno a percepção dos professores sobre o tablet nas escolas brasileiras de Ensino Médio de currículo duplo sob o viés da complexidade, que emerge a partir da interpretação de relatos dos participantes acerca de seu cotidiano pessoal e profissional. Considerando o tablet, como sendo um tipo de tecnologia digital móvel (TDM), mais leve e portátil, traz a facilidade de conexão à internet a qualquer tempo e em qualquer lugar, e de busca, compartilhamento de informações, de maneira ubíqua, ao simples toque dos dedos. A aprendizagem passa a acontecer dentro ou fora da sala de aula, alterando ou facilitando as dinâmicas de vida, por meio de um fluxo contínuo de transformações. No âmbito escolar, em contrapartida, traz inquietações a respeito do uso e suas potencialidades. Sendo assim, esta pesquisa tem por objetivo descrever e interpretar o fenômeno em questão, tendo como ponto de partida a pergunta: Qual a natureza percepção dos professores sobre o tablet em escolas brasileiras de currículo duplo sob o viés da complexidade? Para tanto, recorro aos estudos sobre complexidade de Morin (2005, 2010, 2011, 2013, 2015, 2016), que é o referencial teórico que sustenta este estudo; sobre as discussões acerca da mudança do perfil do aprendiz e do docente na atualidade (MORAN, 1995); das relações da nova cultura digital com o processo de ensino-aprendizagem ubíqua (SANTAELLA, 2010, JENKINS, 2006, KENSKI, 2012, LEVY, 2000), de formação de professores em uma perspectiva complexa e auto-hetere-ecoformadora (FREIRE e LEFFA, 2013; MORAES, 2008, 2014). Para investigar e interpretar o fenômeno, adoto a Abordagem Hermenêutico-Fenomenológica Complexa (AHFC), proposta por FREIRE (2017). Nessa abordagem é possível descrever e interpretar fenômenos da experiência humana, tendo-se a complexidade como base. A pesquisa realizada contou com a participação de 3 professores, de duas escolas brasileiras de Ensino Médio de currículo-duplo, onde o tablet era utilizado. Foram utilizados questionário de perfil e relatos dos participantes, cujos textos foram interpretados e dos quais emergiram os seguintes temas que ajudam a compor a essência do fenômeno: aplicabilidade, usabilidade, receptividade, resistência, navegabilidade, planejamento e sustentabilidade. Ao final dessa experiência foi possível compreender a importância de se adotar uma visão sistêmica e complexa quando se trabalha com tecnologias móveis no ambiente escolar, objetivando estabelecer conexões com o mundo fora da sala de aula, no sentido de empoderar os alunos para exercerem seu papel como cidadãos críticos e éticos no mundo real
Abstract: This research aims to present the phenomenon the teacher´s perception about the tablet in high school dual-diploma program in Brazilian schools from the perspective of complexity. The phenomenon emerges from the interpretation of the participants’ written records about the use of tablets in their professional and personal contexts. Tablets are a type of mobile device (MD), light weighted, and portable. With a tablet device, it is much easier to access the internet at any time at any place, searching and sharing information at the tip of one´s finger. The learning process is to happen inside and outside the classroom changing and facilitating people´s routine at a tremendous and continuous transformation process. In scholar settings, these changes may raise several assumptions and doubts about its use and potentialities. Thus, this research aims to describe and interpret the phenomenon mentioned above in order to seek for the answer for this enquiry: what is the nature of the phenomenon of the teacher´s perception about the tablet in high school dual-diploma program in Brazilian schools from the perspective of complexity? The theoretical foundation of this research is the theory of complexity by Morin (2005, 2010, 2011, 2013, 2015, and 2016). Furthermore, (a) some other studies concerning the changes in the student´s learning profile and the teacher´s profile in this new technological era by Moran (1995); (b) about the relationships between the new digital cultural scenarios with the ubiquitous learning process by SANTAELLA (2010), JENKINS (2006), and KENSKI (2012) and by LEVY (2000); (c) about teacher education and self-hetero-eco technologic formation process grounded on complexity principles by FREIRE and LEFFA (2013), MORAES (2008, 2014) are taken into account. Aiming to investigate and interpret the phenomenon, the methodological choice is the Complex Hermeneutic-Phenomenological Approach (FREIRE, 2017). In this approach, it is possible to describe and interpret the phenomena of human experience based on complexity. The research participants were 3 teachers from two high school dual-diploma program in Brazilian schools, where tablet has been used. A profile survey and written reports have been used as instruments for gathering texts. In the interpretation of the texts originated from the participants, it was possible to identify the themes that compose the phenomenon under this study: application, usability, receptivity, resistance, navigability, planning e sustainability. At the end of this lived experience, it was possible to understand the importance of adopting a systemic and complex perspective when tackling with mobile technology and its possible influences in scholar settings, aiming to establish connections with world outside the school in order to empower learners to act more critically and ethically in the real world
Palavras-chave: Tablet (Computadores)
Currículo duplo
Ensino auxiliado por computador
Complexidade (Filosofia)
Tablet computers
Dual diploma
Computer-assisted instruction
Complexity (Philosophy)
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Ragnev, Karem Datti. A percepção dos professores sobre o tablet em escolas brasileiras de currículo duplo sob o viés da complexidade. 2018. 117 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21261
Data de defesa: 22-Mai-2018
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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