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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21228
Tipo do documento: Tese
Título: Perspectivas de linguagem no curso de Ciências Contábeis: tecendo a trama
Título(s) alternativo(s): Pperspectives of language in the course of Accounting Sciences: weaving the texture
Autor: Farias, Angélica Miyuki 
Primeiro orientador: Liberali, Fernanda Coelho
Resumo: Este estudo objetiva apreender as perspectivas de linguagem emanadas pelas esferas oficial, institucional e profissional na área contábil. O recorte teórico está fundamentado nas perspectivas filosóficas de linguagem e nas teorias curriculares que sustentam tais visões de linguagem. Esta investigação está inserida no quadro da pesquisa qualitativa uma vez que o cerne dessa abordagem metodológica é estudar o mundo sempre a partir da perspectiva dos atores sociais, situados historicamente, em interação. O contexto escolar analisado é uma Instituição de Ensino Superior particular localizada na cidade de São Paulo onde a professora-pesquisadora trabalha. Para a construção metodológica deste estudo, contou-se com a pesquisa bibliográfica acerca do percurso do ensino de português no curso de Ciências Contábeis no País, assim como com a coleta de vários documentos oficiais e institucionais, a saber: decretos referentes ao curso de Ciências Contábeis, prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, prova do Exame de Suficiência Contábil, Projeto Político-Pedagógico e ementas da disciplina de Redação Empresarial I e II do Curso de Ciências Contábeis da instituição focal. A pesquisa também foi organizada pela produção de dados realizada a partir de (a) um questionário aplicado em uma turma de oitavo semestre da instituição focal; (b) entrevista realizada com três alunos do segundo semestre da mesma instituição e (c) entrevista com quatro profissionais da área contábil. Todos os dados foram analisados sob a luz do conteúdo temático. Os resultados apontaram três grupos de textos, que se organizaram quanto à(s) perspectiva(s) de linguagem e de currículo. O primeiro grupo revelou contornos referentes às perspectivas monológicas de linguagem e visão tradicional de currículo. O segundo evidenciou uma visão híbrida a respeito das perspectivas de linguagem e de currículo. O terceiro e último grupo apresentou perspectiva dialógica de linguagem e visão de currículo com tendência às teorias críticas
Abstract: This study aims to apprehend the language perspectives emanated by the official, institutional and professional spheres as well as those pointed out by professionals and students in the accounting area. The theoretical background is based on studies of language perspectives and curricular theories. This research is inserted in the framework of qualitative research since the core of this methodological approach is to study the world always from the perspective of social actors, situated historically, in interaction. The analysed school context is a Private Higher Education Institution, located in the city of São Paulo where the teacher-researcher works. The construction of this research includes the collection of professional, official and institutional documents, namely: professional accounting examination, the decrees referring to the course of Accounting Sciences and the current national examination to evaluate students’ performance - Enade, Political Pedagogical Project and syllabus of Business Writing disciplines of Accounting Sciences graduation. The research also relies on the production of data from a questionnaire applied for the eighth semester class and interviews with three students and four professionals in the accounting area. The data are analysed, considering their thematic content evidenced by the linguistic units that compose them. The results allowed to organize three groups of texts based in the perspectives of language and curricular theories. The first group revealed contours referring to the monological perspectives of language and traditional curricular theories. The second one showed a hybrid view regarding to the perspective of language and curricular vision. The third and last group of texts presented a dialogical perspective of language and curricular vision with a tendency towards critical theories
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Contabilidade - Linguagem
Língua portuguesa - Estudo e ensino - Finalidades específicas
Accounting Sciences
Accounting - Language
Portuguese language - Study and teaching - Specific purposes
Área(s) do CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Farias, Angélica Miyuki. Perspectivas de linguagem no curso de Ciências Contábeis: tecendo a trama. 2018. 263 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21228
Data de defesa: 10-May-2018
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