REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
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dc.creatorGonzalez, Emilio-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746979Y9por
dc.contributor.advisor1Fraga, Estefania Knotz Cangucu-
dc.contributor.advisor1Popular music - Paraguayeng
dc.date.accessioned2018-07-11T12:29:08Z-
dc.date.issued2018-04-27-
dc.identifier.citationGonzalez, Emilio. Memória, identidade e fronteira: narrativas musicais sobre a tríplice fronteira Brasil / Paraguai / Argentina (1960-2017). 2018. 388 f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/21219-
dc.description.resumoA presente pesquisa analisa práticas sociais, memórias e narrativas produzidas por músicos que vivem (ou viveram) na região da tríplice fronteira entre Brasil/Paraguai/Argentina, desde a década de 1960 aos dias atuais. A hipótese que buscamos desenvolver sugere que estes sujeitos produziram memórias e identidades musicais a partir de seus deslocamentos realizados no interior dessas fronteiras, construindo formas próprias de elaborar essas experiências, e que tiveram na música o elemento onde expressar essas novas identidades e memórias. Para empreender este trabalho, dialogamos com depoimento orais (entrevistas) de alguns músicos que passaram pela tríplice fronteira nas últimas décadas, além de outras fontes que também consultamos, tais como: músicas e composições destes autores, matérias e entrevistas publicadas em jornais da fronteira e região, sites, blog e revistas, além de outros materiais obtidos das mãos dos próprios músicos, (discos, cartilhas, fotografias, materiais de divulgação, etc). Dialogamos também com alguns autores (historiadores, antropólogos, memorialistas, jornalistas, etc) que buscaram produzir e analisar imagens e discurso acerca da tríplice fronteira e dos processos históricos e sociais que a conformaram desde o final do séculos XIX Atuando de maneira autônoma, a partir de suas próprias questões, interesses e necessidades, músicos e artistas se deslocaram no interior dessa fronteira, ora propondo (e realizando) hibridizações e experimentações estéticas e estilísticas transnacionais, ora refirmando elementos identitários “nacionais”, ora propondo sínteses identitárias. Assim, mesmo sem pretender, acabaram se inserindo nestes debates que ressignificaram a fronteira, operando como fatores de invenção, tendo na música popular regional um importante interlocutor e vetorpor
dc.description.abstractThis research analyzes social practices, memories and narratives produced by musicians that are living (or have lived) in the triple border region between Brazil / Paraguay / Argentina, since the 60s to the present. The hypothesis that we seek to develop suggests that these people are producing memories and musical identities from their movements within those frontiers, constructing own ways of elaborating their experiences . These ways have found in music the means to express their new identities and memories. In order to undertake this work, we have dialogued with oral testimonies (interviews) of some musicians who have crossed the border in the last decades, as well as consulted other materials such as songs and compositions of those authors, articles and interviews, all published in newspapers of the frontier region, as well as other materials obtained from the musicians themselves (records, booklets, photographs, publicity materials, etc.) We also have dialogued with some authors (historians, anthropologists, memorialists, journalists, etc.) who sought to produce and analyze images and discourses about the triple frontier and the historical and social processes that shaped it since the end of the 19th century. Acting autonomously, the musicians and artists, within that frontier, have moved from their own issues, interests and needs , sometimes proposing and achieving transnational aesthetic and stylistic hybridizations and experimentations, sometimes reaffirming "national" identity elements, or proposing identity syntheses. Thus, even with no intention, they ended up being part of the debates that reaffirmed the frontier, operating as factors of invention and having the regional popular music as an important interlocutor and vectoreng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/46005/Emilio%20Gonzalez.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTríplice Fronteira (Argentina, Brasil e Paraguai)por
dc.subjectMúsica popular - Argentinapor
dc.subjectMúsica popular - Brasilpor
dc.subjectMúsica popular - Paraguaieng
dc.subjectTri-Border Area (Argentina, Brazil and Paraguay)eng
dc.subjectPopular music - Argentinaeng
dc.subjectPopular music - Brazileng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleMemória, identidade e fronteira: narrativas musicais sobre a tríplice fronteira Brasil / Paraguai / Argentina (1960-2017)por
dc.title.alternativeMemory, identity and frontier: musical narratives on the triple border Brazil / Paraguay / Argentina (1960-2017)eng
dc.typeTesepor
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