Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/21099
Tipo: | Tese |
Título: | Formação online de professores de inglês dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, sob a perspectiva da complexidade |
Título(s) alternativo(s): | Online education of English language teachers of the final years of public Elementary Schools in São Paulo, from a complex perspective |
Autor(es): | Burian, Eliana Aparecida Oliveira |
Primeiro Orientador: | Freire, Maximina Maria |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo descrever e interpretar o fenômeno: a vivência de um curso online de formação de professores de inglês dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, na perspectiva da complexidade, sob o ponto de vista desses professores. O estudo se fundamenta na epistemologia da complexidade (MORIN, 2010a; 2010b; 2011), na auto-heteroecoformação tecnológica de professores (FREIRE, 2009; FREIRE e LEFFA, 2013), na educação a distância ((MOORE & KREASLEY, 2008; ANDERSON & DRON, 2011), no design educacional complexo (FREIRE, 2013), e na metodologia de aprendizagem baseada em projetos (BEHRENS, 2006). Trata-se de um estudo de base qualitativa, por partir de questionamentos que mostram qualidades como seu foco investigativo, utiliza instrumentos e procedimentos que não estão sob o controle positivista, busca interpretações que não são “replicáveis e generalizáveis”, porém “válidas e confiáveis” (Freire, 2012). Os instrumentos de pesquisa, materializados por meio de textos produzidos pelos professores-alunos, foram registrados no próprio ambiente do curso e no diário registrado pela professora designer durante toda preparação, execução e reflexão do curso de formação proposto no presente estudo. O material de investigação foi interpretado com base na abordagem hermenêutico-fenomenológica complexa (FREIRE, 2007, 2010, 2012, 2017). O estudo contou como participantes professores de inglês dos Anos Finais do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino da cidade em São Paulo. A interpretação dos textos de pesquisa revelou que o fenômeno se estrutura em nove grandes temas e seus desdobramentos: satisfação, aprimoramento, ampliação, inovação, articulação, reflexão, conscientização, desafio e dificuldade |
Abstract: | The objective of this study was to describe and interpret the phenomenon: The experience of an online education course for language teachers of the Final Years of public Elementary schools in São Paulo, from a complex perspective, from the point of view of these teachers. The study was based on the epistemology of complexity (MORIN, 2010a, 2010b; 2011), on the technological self-hetero-eco-formation of teachers (FREIRE, 2009, FREIRE and LEFFA, 2013), on distance education studies (MOORE & KREASLEY, 2008; ANDERSON & DRON, 2011), on the complex educational design (FREIRE, 2013), and on project based learning methodology (BEHRENS, 2006). It was a qualitative study, based on questions that show qualities as their investigative focus. This research used instruments and procedures that were not under the positivist control; it sought interpretations that are not "replicable and generalizable", but "valid and reliable" (FREIRE, 2012). The research instruments, materialized through texts produced by the teacher-students participants, were recorded in the course environment. A diary was registered by the teacher-designer during the preparation, execution and reflection stages of the course proposed. The research material was interpreted based on the complex hermeneutic-phenomenological approach (FREIRE, 2007, 2010, 2012, 2017). The interpretation of the research texts revealed that the phenomenon on focus was structured by nine major themes: satisfaction, improvement, expansion, innovation, articulation, reflection, consciousness, challenge and difficulty which emerged and were illustrated in this study |
Palavras-chave: | Professores de inglês - Formação profissional Ensino à distância Tecnologia educacional English teachers - Occupational training Distance education Educational technology |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Burian, Eliana Aparecida Oliveira. Formação online de professores de inglês dos anos finais do Ensino Fundamental da rede pública do Estado de São Paulo, sob a perspectiva da complexidade. 2018.173 f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21099 |
Data do documento: | 27-Mar-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Eliana Aparecida Oliveira Burian.pdf | 3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.