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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo das relações entre habilidade atencional e o desempenho de crianças nos testes de processamento auditivo central
Autor: Posenato, Adriana 
Primeiro orientador: Fiorini, Ana Claudia
Resumo: Objetivo: verificar se a habilidade da atenção auditiva sustentada influência nos resultados de testes convencionais de avaliação do processamento auditivo central em crianças de nove anos de idade, estudantes de uma escola pública de São Paulo. Método: estudo clínico observacional e transversal, realizado em 49 crianças sem perdas auditivas (29 do gênero masculino e 20 do feminino, todos com nove anos de idade. Para avaliação foram utilizados os seguintes testes: audiometria tonal e vocal, medidas de imitância acústica, teste da habilidade de atenção auditiva sustentada (THAAS), teste de fala com ruído (TFR), synthetic sentence identification(SSI), teste dicótico de dígitos (TDD) nas etapas de separação e integração, masking level difference (MLD), Gaps in noise (GIN),pitch pattern sequence test (PPS), duration patternsequence test (DPS). Resultados: Do total da amostra, 27 (55,1%) crianças apresentaram resultados normais em todos os procedimentos (THAAS e testes de processamento auditivo central). Os demais (22 – 44,9%) apresentaram alteração em pelo menos um dos testes. O teste que apresentou o maior número de casos alterados foi o THAAS (14 - 29%), seguido do TDD Integração (8 - 16,3%). No teste THAAS, a análise do total de erros identificou 35 (71%) com respostas dentro dos padrões da normalidade para a idade e 14 (29%) com respostas não compatíveis, sendo sete (50%) do gênero masculino e sete (50%) do feminino. Não foram observadas diferenças estatisticamente significantes entre resultados do THAAS e gênero. No teste de associação qui-quadrado utilizando o resultado de total de erros do THAAS como desfecho (categoria normal e alterado), houve evidência de associação com os testes TDD Integração (p= 0,020) e TDD Separação (p= 0,007). Para o resultado do THAAS dividido em três categorias (≤ 5, de 6 até 26 e ≥ 27), foram observadas associações com os testes TDD Integração, TDD Separação e MLD (valores-p iguais a 0,044, 0,025 e 0,027, respectivamente). Conclusões: Na amostra da presente pesquisa, a habilidade de atenção auditiva sustentada mostrou-se associada tanto à habilidade auditiva de figura fundo para sons verbais, quanto a habilidade de interação binaural. Há evidências de influência da atenção auditiva sustentada nos resultados de alguns testes usados para avaliar o PAC. Necessário critério para o uso do teste, pois sua demanda difere entre os testes de processamento auditivo central
Abstract: Objective: To verify the influence of the sustained auditory attention ability in the results of the central auditory processing conventional tests of students from a public school of São Paulo. Method: Observational and transversal clinical study were carried out in 49 children without any hearing loss (29 of the male and 20 females of nine years old). For the evaluation, the following tests were used: audiometry tonal and vocal, measurements of acoustic imitância, test of the ability of sustained auditory attention (THAAS), Speech test with Noise (TFR), Monótica and Dicótica Listening test with sentence identification (SSI), digit Dicótico test (TDD), masking differential threshold (MLD), Gaps in Noise (GIN), frequency pattern (PPS) and duration pattern test (DPS). Results: Of the total sample, 27 (55.1%) children presented normal results in all procedures (THAAS and central auditory processing tests) while (22 – 44.9%) showed change in at least one of the tests. The test that presented the largest number of altered cases was the THAAS (14-29%) followed by the integration TDD test (8-16.3%). In the THAAS test, the analysis of the total errors identified 35 (71%) with responses within the normality standards for age and 14 (29%) with non-compliant responses, being seven (50%) of the male gender and seven (50%) of the female. Statistically significant differences between THAAS and gender results were not observed. In the Association test Qui-square using the result of total errors of the THAAS as an outcome (normal and altered category) showed evidence of association with the tests TDD integration (P = 0.020) and TDD separation (P = 0.007). For the result of the THAAS divided into three categories (≤ 5, from 6 to 26 and ≥ 27), associations were observed with the tests TDD integration, TDD separation and MLD (P-values equal to 0.044, 0.025 and 0.027, respectively). Conclusions: The ability of sustained auditory attention has been associated with both the hearing ability of a background for verbal sounds and the ability of binaural interaction. There is also evidence of the influence of the auditory attention sustained in the results of some tests used to evaluate the cap. A criteria for the use of the test is necessary due to the fact that its demand differ among the central auditory processing tests
Palavras-chave: Distúrbios do processamento auditivo central
Atenção auditiva sustentada
Audiologia
Testes auditivos
Wors deafness
Sustained Hearing Attention
Audiology
Hearing tests
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Posenato, Adriana. Estudo das relações entre habilidade atencional e o desempenho de crianças nos testes de processamento auditivo central. 2018. 59 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21096
Data de defesa: 1-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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