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Tipo do documento: Dissertação
Título: Análise de procedimentos e de aspectos do comportamento estereotipado apresentados na literatura da análise do comportamento
Autor: Tufolo, Alice Passos 
Primeiro orientador: Gioia, Paula Suzana
Resumo: O comportamento estereotipado em indivíduos autistas tem sido estudado por analistas do comportamento há 30 anos. No entanto, há um consenso de que ainda não foi encontrado o melhor modo de se intervir neste tipo de comportamento. Diante desta questão, o presente trabalho pretendeu: a) ter acesso a como os autores vêm definindo o comportamento estereotipado; b) ter acesso a quais as possíveis causas da estereotipia segundo esses autores; c) fazer um levantamento de quais são as intervenções exitosas nessa área; d) analisar de forma crítica as intervenções realizadas até então. Para isso, foi realizada uma revisão de literatura em quatro bancos de dados com o cruzamento de sete palavras-chave. Foram selecionados 31 trabalhos para análise, todos tendo em seu objetivo a redução de respostas-alvo estereotipadas. A análise dos resultados demonstram que: 1) Não há um consenso quanto à definição do comportamento estereotipado; 2) Não há um consenso quanto à melhor forma de se intervir em um comportamento estereotipado; 3) Não há consistência dos estudos em relação à realização de análise funcional e, muitas vezes, a intervenção não é baseada na função do comportamento; 4) Nenhum estudo realizou ao mesmo tempo generalização entre pessoas e espaço, follow-up e validade social; 5) A maioria dos procedimentos se utilizaram de técnicas punitivas para intervir no comportamento. Com isso, é visto a necessidade de melhor definição do objeto de estudo, controle experimental e pesquisa aplicada em relação a formas de se intervir
Abstract: For 30 years, stereotyped behavior has been studied by behavior analysts. However, the consensus is that an optimum intervention has no been identified yet. Taking that into consideration, the present study intended to assess: a) how stereotyped behavior has been described in the literature; b) possible causes for stereotypy; c) successful interventions in the field; and d) critically appraise those interventions. To achieve these goals, a review was conducted, crossing seven search terma across four databases. In total, 31 studies were selected. All of these studies, had the aim to reduce the frequency of stereotyped responses. Results analysis showed that: 1) there’s no consensus in regard to the definition of stereotyped behavior; 2) there’s also no consensus in regard to the best way to intervene in stereotyped behaviors; 3) analysed studies show little consistency with regard to the conducting functional analysis, and often interventions are designed without a base on the behavior function; 4) no study conducted all of the following: generalization, follow up and social validity appraisal and; 5) most procedures utilized aversive techniques in their interventions. As such, we note a need to better define study objects, experimental control in such studies and the relation between applied research and subsequente intervention
Palavras-chave: Autismo
Estereotipia
Avaliação de comportamento
Autism
Estereotypy
Behavioral assessment
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Citação: Tufolo, Alice Passos. Análise de procedimentos e de aspectos do comportamento estereotipado apresentados na literatura da análise do comportamento. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/21018
Data de defesa: 15-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

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