Compartilhamento |
![]() ![]() |
Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20989
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Relatos de Aprendizes de intercâmbio: a construção da Identidade e a aprendizagem de língua Inglesa |
Título(s) alternativo(s): | Stories of exchange learning: identity building and english language learning |
Autor: | Silva, Helaine Guimarães da ![]() |
Primeiro orientador: | Zanotto, Mara Sophia |
Resumo: | O Brasil teve um crescimento de 494% no número de alunos que fizeram intercâmbio entre 2003 e 2013. A experiência do intercâmbio tem sido novidade para muitos jovens que nunca imaginaram ter essa oportunidade na vida. O presente trabalho visa investigar a problemática da (re)construção de identidade , no processo de aprendizagem de língua inglesa (LI) por meio de relatos de intercambistas. sendo assim as perguntas de pesquisa são: Como a aprendizagem de língua inglesa durante o intercâmbio influencia a construção de questões identitárias dos aprendizes? como vivenciar um novo contexto cultural e linguístico altera a percepção que o(s) intercambista(s) têm de si mesmo(s)? como esse possível processo de autodescoberta é percebido por eles? A língua Materna (LM) inscreve o sujeito no mundo, e é por meio dela que ele passa por uma “experiência inaugural e definitiva” tornando-se um sujeito falante e autônomo (CAVALLARI, 2011, p.320), no entanto na aprendizagem de LI a relação entre o aprendiz e o idioma é diferente, o aprendiz muitas vezes sente-se ‘incapaz’ de se expressar e se perceber nesse novo idioma. Observar a aprendizagem de LI em contexto de intercâmbio a fim de compreender o impacto desta experiência em questões de identidade torna-se ainda mais relevante. O trabalho se baseia em textos de Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2006), Revuz (1998), Signorini(1998), entre outros. Os dados foram gerados por meio de relatos de dez intercambistas. Com base em uma metodologia interpretativista, o estudo de caso recorreu a questionários, memoriais de aprendizagem e ao grupo focal como instrumentos para observar as expectativas e frustrações dos aprendizes ao longo do processo de aprendizagem. O intuito é pontuar como essa experiência afetou e influenciou a (re)construção de identidade desses aprendizes |
Abstract: | Brazil had a 494% growth in the number of students who student exchange between 2003 and 2013. The experience of the exchange has been new for many young people who never imagined having this opportunity in life. The present work aims to investigate the problem of (re) construction of identity in the process of learning English language (EL) by means of reports from exchange students. So the research questions are: How does English language learning during students exchanges influence the construction of learners' identity issues? How does experiencing a new cultural and linguistic context alter the exchangeist's perception of himself or herself? how is this possible process of self-discovery perceived by them? The mother tongue (MT) inscribes the subject in the world, and it is through it that it goes through an "inaugural and definitive experience" becoming a talking and autonomous subject (CAVALLARI, 2011, p. 320), however in learning of EL, the relation between learner and language is different, the apprentice often feels 'unable' to express himself and to perceive himself in this new language. Observing EL learning in an exchange context in order to understand the impact of this experience on identity issues becomes even more relevant. The work is based on texts by Rajagopalan (2003), Moita Lopes (2006), Revuz (1998), Signorini (1998), among others. Data were collected through the reports of ten exchange students. Based on an interpretative methodology, the case study used questionnaires, learning memorials and the focus group as tools to observe learners' expectations and frustrations throughout the learning process. The aim is to assess how this experience affected and influenced the (re) construction of the identity of these apprentices |
Palavras-chave: | Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes de português Intercâmbio educacional Identidade social Estudantes brasileiros - Países estrangeiros English language - Study and teaching - Portuguese speakers Educational exchanges Group identity Brazilian students - Foreign countries |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da instituição: | PUC-SP |
Departamento: | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes |
Programa: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Citação: | Silva, Helaine Guimarães da. Relatos de aprendizes de intercâmbio: a construção da Identidade e a aprendizagem de língua Inglesa. 2018. 89 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20989 |
Data de defesa: | 5-Fev-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Helaine Guimarães da Silva.pdf | 1,3 MB | Adobe PDF | ![]() Baixar/Abrir Pré-Visualizar |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.