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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino Superior brasileiro: relação entre o público e o privado no contexto nacional
Título(s) alternativo(s): Higher Education in Brazil: relationship between public and private in the national context
Autor: Mainieri, Fabricio Ghinato 
Primeiro orientador: Junqueira, Luciano Prates
Resumo: Durante a década de 1990, o Brasil passou por grandes transformações no ensino superior, com a reformulação em seu marco regulatório, o que acelerou o processo de transformação do ensino superior brasileiro, adotando características de um Estado neoliberal. O objetivo desta pesquisa é realizar um levantamento da evolução de ingressantes, matrículas e concluintes do ensino superior brasileiro, após a instituição da Lei de Diretrizes e Bases n. 9.394, de 1996, com o surgimento dos grandes grupos educacionais privados e a formação dos conglomerados educacionais de capital aberto. Nesse contexto, serão identificados os aspectos que caracterizam essa evolução e sua expansão, principalmente nas instituições de ensino de capital aberto listadas em bolsa de valores (BOVESPA), quando comparada às demais IES privadas ou IES públicas, bem como seus reflexos nos indicadores oficiais de qualidade acadêmica resultantes dessa estratégia governamental. Os resultados evidenciam a grande expansão ocorrida, principalmente nas IES de Capital Aberto, inclusive com melhora na maioria dos indicadores oficiais de qualidade do ensino superior brasileiro
Abstract: During the 1990s, Brazil underwent major transformations in higher education, with the reformulation of its Educational regulation, which accelerated the process of transformation of Brazilian higher education, adopting characteristics of a neoliberal State. The objective of this research is to perform a survey of the evolution new enrollment, total enrollment and graduating of Brazilian higher education, after the establishment of the Law of Guidelines and Bases n. 9.394/1996, with the emergence of large private educational groups and the formation of listed higher educational companies. In this context, the aspects that characterize this evolution and its expansion will be identified, especially in the listed higher educational institutions (BOVESPA), when compared to other private higher educational or public higher educational, as well as their impact on the official indicators of academic quality resulting from this governmental strategy. The results show the great expansion that took place, especially in the listed higher educational companies, including improvements in most of the official quality indicators of Brazilian higher education
Palavras-chave: Ensino Superior - Brasil
Educação e Estado
Educação e globalização
Universidades e faculdades - Avaliação
Higher Education - Brazil
Education and state
Education and globalization
Universities and colleges - Evaluation
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Mainieri, Fabricio Ghinato. Ensino Superior brasileiro: relação entre o público e o privado no contexto nacional. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20985
Data de defesa: 6-Mar-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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