???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20912
Tipo do documento: Dissertação
Título: Tensões entre duas propostas de ensino religioso: estudo do fenômeno religioso e/ou educação da religiosidade
Autor: Siqueira, Giseli do Prado
Primeiro orientador: Sung, Jung Mo
Resumo: O Ensino Religioso foi compreendido, ao Iongo dos anos, ora como catequese na escola, ora como ensino da religião, tendo como objeto a doutrina crista, garantida pela estrutura da cristandade, herdada do período colonial que se configura até a primeira metade do século XX. Essa estrutura na atual sociedade pluralista não corresponde mais aos anseios dos educandos e da educação. Para elucidar essa questão, elaboramos um esboço de sua trajetória nas Constituições e Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, pontuando os modelos que se configuraram ao Iongo dessa história
Abstract: For many years, Religious Education was understood either as catechesis at school or as the teaching of a religion, its object being Christian doctrine and morals, its guarantee the social structure of Christendom, a heritage of our colonial period, stretching out down to the first half of the 20th century. In our present pluralist society, such a social structure corresponds neither to the expectations of the pupils nor to our concept of education. In order to better clarify this question, we sketched out the winding span of Religious Education in Brazilian Constitutions, as well as in our "Rules and Basic Tenets of National Education" ("Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional"), pointing to the models shaped up along this lapse of time
Palavras-chave: Religião - Estudo e ensino
Ensino religioso
Currículos
Religiosidade
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião
Citação: Siqueira, Giseli do Prado. Tensões entre duas propostas de ensino religioso: estudo do fenômeno religioso e/ou educação da religiosidade. 2003. 134 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20912
Data de defesa: 18-Mar-2003
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religião

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giseli Prado Siqueira.pdf11,1 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.