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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20828
Tipo do documento: Dissertação
Título: A literatura afro-brasileira e indígena na formação de professores de sala de leitura da Secretaria Municipal de Educação/SP
Autor: Jesus, Silvania Francisca de 
Primeiro orientador: Saul, Ana Maria
Resumo: Esta pesquisa propõs-se a analisar como professores de sala de leitura se apropriaram de uma formação sobre a literatura intercultural, com livros de matrizes afro-brasileira e indígenas, a serem utilizados em escolas de Ensino Fundamental e Médio. O curso foi oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, no período 2013 a 2016. A questão problematizadora que dirigiu esse estudo é assim enunciada: que contribuições tiveram os espaços de formação com a literatura afro-brasileira e indígena, junto aos professores de sala de leitura? Os sujeitos dessa pesquisa foram os professores orientadores de sala de leitura que participaram dos processos formativos. O referencial teórico que fundamenta o estudo é o pensamento pedagógico de Paulo Freire pela relevância de sua contribuição para os estudos interculturais, associada a proposições de autores que com ele se alinham no tocante a esse campo de conhecimento, Fleuri (2000) e Candau (2009). A metodologia de investigação tem abordagem qualitativa; foram realizadas entrevistas semiestruturadas para a apreensão de percepções dos professores que participaram dessas formações quanto à literatura afro-brasileira e indígena. Os resultados da pesquisa demonstraram que as formações conseguiram atingir seu objetivo e as manifestações das professoras entrevistadas indicaram que a prática pedagógica com essa literatura criou importante aproximação com a vida e culturas da maioria dos estudantes. Tal como da preocupação em ter em sala de leitura uma prática crítico-transformadora, partindo da diversidade étnico-racial. Desse modo, reafirma-se a importância e a ampliação sistemática da oferta da formação continuada, com esse enfoque, aos POSL, assim como aos outros profissionais da comunidade escolar
Abstract: This research aims to analyze how reading room teachers have appropriated a formation on intercultural literature, with Afro-Brazilian and indigenous books, to be used in Elementary and Middle Schools. The course was offered by the Municipal Department of Education of São Paulo, from 2013 to 2016. The problematizing question that directed this study is thus stated: what contributions did tformation spaces have with Afro-Brazilian and indigenous literature, together with the reading room teachers? The subjects of this research were the teachers of the reading room who participated in the formative processes. The theoretical framework that bases the study is the pedagogical thought of Paulo Freire for the relevance of his contribution to intercultural studies, associated with propositions of authors that align with this field of knowledge, Fleuri (2000) and Candau (2009). The research methodology has a qualitative approach; semi-structured interviews were carried out to apprehend the perceptions of the teachers who participated in these formations regarding Afro-Brazilian and indigenous literature. The results of the research demonstrated that the formations achieved their goal and the manifestations of the teachers interviewed indicated that the pedagogical practice with this literature has created an important approximation with the life and cultures of the majority of the students. Like the concern to have in reading room a critical-transforming practice, starting from ethnic-racial diversity. In this way, the importance and the systematic increase of the offer of the continuous formation, with that approach, to the POSL, as well as to the other professionals of the school community, is reaffirmed
Palavras-chave: Literatura indígena
Literatura afro-brasileira
Multiculturalismo na literatura
Educação multicultural - Brasil
Professores - Formação profissional
Indian literature
Afro-Brazilian literature
Multiculturalism in literature
Multicultural education
Teachers - Occupational training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Jesus, Silvania Francisca de. A literatura afro-brasileira e indígena na formação de professores de sala de leitura da Secretaria Municipal de Educação/SP. 2017. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20828
Data de defesa: 8-Feb-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

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