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Tipo do documento: Dissertação
Título: Capital cultural e letramento: participantes do programa fábricas de cultura em São Paulo
Autor: Monteiro, Heloisa Marcassa 
Primeiro orientador: Rodrigues, Leda Maria de Oliveira
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a importância de programas culturais, oferecidos por meio de políticas públicas, a estudantes residentes em áreas consideradas de grande vulnerabilidade social, para ampliar o capital cultural e, como consequência, promover o grau de letramento desses cidadãos. Para realizar este estudo, empregaram-se como perspectivas teóricas as áreas de educação e sociologia, tomando como referencial, principalmente, as contribuições de Bourdieu, Magda Soares, Roxane Rojo e Maurizio Gnerre. Utilizaram-se, também, informações adquiridas a partir de questionário socioeconômico e entrevistas concedidas por jovens participantes do Projeto Espetáculo, do Jardim São Luís, que compõe o Programa Fábricas de Cultura, em São Paulo. Os dados obtidos evidenciaram o potencial do Projeto como prática de letramento não escolar, que deve servir de modelo à implementação de ações, dentro da escola ou de modo a dialogar com ela, que visem à reparação dos déficits de aprendizagem de linguagem oral e escrita que o sistema de ensino público ainda apresenta
Abstract: This work analyzes the importance of cultural programs offered within the scope of Brazilian public policy to students living in socially vulnerable areas in order to increase cultural capital and, as a consequence, promote literacy among these citizens. Theoretical perspectives were applied to the areas of education and sociology, principally referencing the contributions of Bourdieu, Magda Soares, Roxane Rojo and Maurizio Gnerre. Additional information was obtained from a socioeconomic questionnaire and interviews with young people participating in the Projeto Espetáculo, of the Jardim São Luís, which composes the Programa Fábricas de Cultura, in São Paulo. The data provided evidence for the potential of the Project to promote literacy outside of a school environment, serving as a model for the implementation of actions, be it within or in conjunction with schools, to repair learning deficits in oral and written language that persist in the Brazilian public education system
Palavras-chave: Capital cultural
Letramento
Educação e Estado
Diversidade cultural
Programa Fábricas de Cultura
Literacy
Education and state
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Monteiro, Heloisa Marcassa. Capital cultural e letramento: participantes do Programa Fábricas de Cultura em São Paulo. 2017. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20818
Data de defesa: 29-Jan-2018
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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