Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20744
Tipo: | Dissertação |
Título: | Interdisciplinaridade e aprendizagem significativa no contexto da educação profissional e tecnológica do estado do Paraná |
Autor(es): | Rocha, Marcia Oliveira |
Primeiro Orientador: | Noffs, Neide de Aquino |
Resumo: | A prática interdisciplinar no trabalho docente compreende um fazer didático centrado na reflexão sobre as atividades do professor no âmbito das metodologias, no compromisso com a aprendizagem de seus alunos, na capacidade de transformar-se, na solidariedade, e, consequentemente, ser um colaborador na formação psico-afetiva-social dos discentes. Trata-se particularmente de uma atitude desafiadora do professor, pois, implica reflexão e retomadas, pesquisa, mudanças de paradigmas e ensinar além das novas tecnologias, o que significa dizer: um olhar sensível sobre a atividade essencialmente humana e humanizadora do ato de ensinar. Quando nos referimos ao “olhar sensível”, tratamos a atitude didática interdisciplinar voltada à aprendizagem dos alunos com significado, e sob esse enfoque, o tema desta pesquisa terá como objetivo investigar a contribuição da prática interdisciplinar docente, como ferramenta propulsora da aprendizagem significativa em alunos do Ensino Técnico-Profissionalizante de uma escola estadual no município de Curitiba/PR. A pesquisa foi composta por dois momentos: o primeiro, documental e bibliográfico e posteriormente, a pesquisa de campo embasada na abordagem de pesquisa qualitativa fenomenológica em uma escola estadual de Ensino Profissionalizante no município de Curitiba sendo que, alunos, professores e coordenador pedagógico participaram desse trabalho. No capítulo inicial, os estudos compreenderam os aspectos Legais do Curso Técnico de Nível Médio Segurança do Trabalho e a Natureza da Docência na Educação Profissional e Tecnológica. No segundo capítulo, a formação de professores no contexto da interdisciplinaridade, do currículo e da prática pedagógica e a aprendizagem significativa pelas perspectivas de David Ausubel e Joseph Novak e Bob Gowin. O terceiro capítulo apresenta a pesquisa e a interpretação dos dados obtidos à luz dos pressupostos teóricos deste trabalho. Enfatiza-se, portanto, que esta investigação ressalta a tríade da aprendizagem significativa – postura interdisciplinar docente-afetividade-aprender com significado |
Abstract: | The interdisciplinary practice in teaching work comprises a didactic make centerd on reflection on the teacher's activities in the framework of methodologies, in commitment to the learning of their students, the ability to become, in solidarity, and, consequently, be an employee in training psycho-affective and social development of learners. This is particularly a challenging attitude of the teacher, therefore, involves reflection and resumed, research, changes of paradigms and teach in addition to the new technologies, which means: a sensitive look on the human and humanising activity essentially the act of teaching. When we refer to "sensitive look”, treat the interdisciplinary didactic approach focused on students' learning with meaning, and under this approach, the theme of this research has as objective to investigate the contribution of interdisciplinary practice teaching, as propelling tool of meaningful learning in students of a school teaching vocacional education a state school in the city of Curitiba/PR. The research was composed by two moments: the first, documentary and bibliographic and subsequently, the field research based on the phenomenological qualitative research approach in a state school of Education in the municipality of Curitiba, students, teachers and pedagogical coordinator participated in this work. In the initial chapter, studies have understood the Legal aspects of the Technical Course of medium level security of the work and the nature of teaching in Vocational and Technological Education. In the second chapter, the training of teachers in the context of interdisciplinarity, the curriculum and pedagogical practice and meaningful learning by the prospect of David Ausubel and Joseph Novak and Bob Gowin. The third chapter presents the research and interpretation of the data obtained in the light of the theoretical assumptions for this work. It is emphasized, therefore, that this research underscores the triad of meaningful learning - interdisciplinary faculty-posture affectivity-learn with meaning |
Palavras-chave: | Interdisciplinaridade em educação Aprendizagem significativa Educação profissionalizante Interdisciplinarity in education Meaningful learning Vocational education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Rocha, Marcia Oliveira. Interdisciplinaridade e aprendizagem significativa no contexto da educação profissional e tecnológica do estado do Paraná. 2017. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20744 |
Data do documento: | 12-Dez-2017 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Marcia Oliveira Rocha.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.