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dc.creatorPozzetti, Gislaine Regina-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207655Z0por
dc.contributor.advisor1Hildebrand, Hermes Renato-
dc.date.accessioned2017-10-27T12:27:01Z-
dc.date.issued2017-09-28-
dc.identifier.citationPozzetti, Gislaine Regina. Inferência das tecnologias nas narrativas teatrais. 2017. 148 f. Tese (Doutorado em Tecnologia da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20556-
dc.description.resumoEste trabalho problematiza as inferências que as tecnologias aportaram às constituintes teatrais ao longo da história e que culminaram na necessidade de resignificação destas, a partir das tecnologias digitais. Tem-se como objetivo discutir as questões que envolvem as condicionantes de presença, de criação, de tempo, de espaço e de participação do espectador nas práticas teatrais da atualidade. Para tal, questiona-se, como situação problema desta tese, quais ressonâncias técnicas, estéticas e poéticas as tecnologias digitais inferem nas narrativas teatrais no século XXI. Desenvolve-se a discussão tendo como método as pesquisas bibliográfica e cartográfica, que apoiam o fio condutor dos novos arranjos, configurações, hibridizações e desterritorializações que na trajetória histórica o homem organizou para retroalimentar as práticas teatrais. Estudos de casos trazem à luz reconfigurações de paradigmas das constituintes teatrais, sacralizadas desde os gregos, tais como, o paradigma de espectador que contempla, age e interage; o paradigma de ator que passa a atuar em qualidades de presença diferenciadas; o paradigma da dramaturgia de texto, que passa a ser construída em coautoria com o usuário; o paradigma de espaço de representação constituído em bits; o paradigma de tempo, em que a simetria vivida na ação passa a ser ininterrupta e, finalmente, o paradigma para os elementos cênicos que, tal como a presença, habitam e se constituem ora em ambientes físicos, ora nos ambientes líquidos, sem contudo perder sua característica de arte do efêmeropor
dc.description.abstractThis work problematizes the inferences that the technologies have contributed to the theatrical constituents throughout the history culminating with the necessity of their reframing, from the digital technologies. The objective is to discuss the issues that involve the conditions of presence, creation, time, space and participation of the spectator in today's theatrical practices. For this, it is questioned, as a problem situation of this thesis, that technical, aesthetic and poetic resonances the digital technologies inferred in theatrical narratives in the 21st century. The discussion is developed with bibliographical and cartographic research as a method, which supports the guiding thread of the new arrangements, configurations, hybridizations and deterritorizations that in the human historical trajectory were organized to give feedback to theatrical practices. Case studies bring to light paradigm reconfigurations of theatrical constituencies, sacred from the Greeks, such as the spectator paradigm that contemplates, acts, and interacts; The actor paradigm that begins to act in differentiated qualities of presence; The paradigm of text dramaturgy, which begins to be constructed in co-authoring with the user; The representation space paradigm consisting of bits; The paradigm of time, in which the symmetry experienced in the action becomes uninterrupted, and finally, the paradigm for the scenic elements that, like the presence, inhabit and constitute now in physical environments, sometimes in the liquid environments, without losing Its ephemeral art featureeng
dc.description.provenanceSubmitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-10-27T12:27:00Z No. of bitstreams: 1 Gislaine Regina Pozzetti.pdf: 3145724 bytes, checksum: cfd8f3442af86e2283787b63fa0e6d1c (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-27T12:27:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Gislaine Regina Pozzetti.pdf: 3145724 bytes, checksum: cfd8f3442af86e2283787b63fa0e6d1c (MD5) Previous issue date: 2017-09-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/43788/Gislaine%20Regina%20Pozzetti.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digitalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatropor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectHibridizaçãopor
dc.subjectTheatereng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectHybridizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.titleInferência das tecnologias nas narrativas teatraispor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologia da Inteligência e Design Digital

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