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Tipo do documento: Dissertação
Título: Transferência de conhecimento em projetos: um estudo com os gerentes de projetos
Autor: Rosamilha, Nelson José 
Primeiro orientador: Santos, Neusa Maria Bastos Fernandes
Resumo: Em um cenário de rápida mudança do ambiente de negócios, as empresas buscam continuamente o aumento de produtividade e a manutenção da competividade, as organizações que aumentarem continuamente seus conhecimentos estarão melhores preparadas, o conhecimento como recurso estratégico quando corretamente gerenciado, permite às organizações criar valor pela exploração da produção. Os projetos passam a ser o mecanismo de entrega de produtos e serviços destas organizações e o maior desafio de negócios, onde se utilizam cada vez mais trabalhadores do conhecimento que se beneficiam do conhecimento acumulado e aprendem com outros projetos. A transferência de conhecimento passa a ter papel importante na integração do conhecimento para a entrega de produtos e serviços. Este estudo cuja pesquisa é quantitativa, tem como objetivo: identificar quais são estas práticas de transferência de conhecimento, se elas são aplicáveis em gerenciamento de projetos e, se a adoção destas práticas de transferência de conhecimento é influenciada pelo tempo de experiência do profissional ou pela certificação profissional em gestão de projetos. Para isso foi realizado um levantamento teórico identificando as práticas de transferência de conhecimento e, posteriormente criado um questionário divido em três partes: informações demográficas, experiência profissional e práticas que foi enviado a comunidade de gerenciamento de projetos para saber se estas práticas poderiam ser aplicadas na transferência de conhecimento em gerenciamento de projetos, obteve-se 365 respostas válidas de um total de 575. As respostas foram categorizadas em grupos: Comunicação, Técnica, Liderança, Ferramenta, Procedimento e Cultura, posteriormente foram realizadas análises de estatísticas descritivas apresentando os dados em gráficos e tabelas. Foram identificadas 22 práticas de transferência de conhecimento em gerenciamento de projetos de um total de 25; duas práticas foram classificadas como indecisão por parte dos membros não associados a entidade de gerenciamento de projetos e uma não foi considerada prática de transferência de conhecimento em gerenciamento de projetos. Também foi possível averiguar a correlação entre maior tempo de experiência em gerenciamento de projetos e utilização das práticas contidas nestes grupos e por fim, a influência dos grupos liderança e cultura sobre os grupos de comunicação, técnica, ferramenta e procedimento
Abstract: In a fast-changing business scenario, organizations continually look for increasing productivity and maintaining competitiveness. Organizations which expand their knowledge are going to be better prepared. Knowledge used as a strategic source, when properly managed, allow organizations to create value by production exploration. Projects become the mechanism of delivering products and services within these companies and the major business challenge, where increasingly knowledge workers benefit from accumulate knowledge and learn from other projects. Knowledge transfer plays an important role in knowledge integration to deliver products and services. The objective of this quantitative research is to identify which are theses knowledge transfer practices and if they are applicable in project management and, if the use of these practices is influenced by professional experience or by a project management professional certification. A theoretical survey was conducted to identify knowledge transfer practices and to create a questionnaire divided in three parts: population data, professional experience and practices which has been sent to project management community to identify if these practices could be applied as knowledge transfer in project management. We had 365 valid answers out of 575. The answers were categorized in groups – communication, technique, leadership, tools, procedures and culture. Thereafter descriptive statistics analyses were performed and the data is presented in charts and tables. Twenty-two out of twenty-five knowledge transfer practices were identified in project management, two practices were classified as indecision of members out of the project management entity and one practice was not considered as knowledge transfer in project management. In addition, it was possible to verify the relationship between greater experience in project management and the use of practices within these groups and, finally, the influence of leadership and cultures on communication, technique, tool and procedure
Palavras-chave: Transferência de conhecimento
Gerenciamento de projetos
Gestão do conhecimento
Knowledge transfer
Project management
Knowledge management
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Rosamilha, Nelson José. Transferência de conhecimento em projetos: um estudo com os gerentes de projetos. 2017. 169 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20366
Data de defesa: 28-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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