REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20364
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Larissa Buenaño-
dc.contributor.advisor1Bastos, Marcus Vinicius Fainer-
dc.date.accessioned2017-09-13T11:40:12Z-
dc.date.issued2017-08-29-
dc.identifier.citationRibeiro, Larissa Buenaño. CompartilhAção de Inclusão: o potencial didático dos aplicativos de acessibilidade para a educação inclusiva. 2017. 159 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20364-
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe a apresentar uma visão da curadoria de conteúdos, do planejamento, da divulgação e da implementação de atividades educacionais inclusivas que tenham como suporte didático os aplicativos de acessibilidade. Diante desse desafio na ação pedagógica, identificam-se nas estratégias metodológicas do Design Thinking atreladas aos aplicativos de acessibilidade com relevâncias e critérios educativos e comunicativos, o conjunto de ferramentas para desenvolver um serviço em prol da educação inclusiva. Optou-se, no entanto, para a concepção conceitual e projetual deste serviço, por uma metodologia exploratório-qualitativa a respeito da interatividade real na educação e do potencial de aprendizagem de aplicativos de acessibilidade identificados nos estudos etnográficos por meio de uma turma de professores que atuam e que tem experiências com alunos deficientes nas escolas estaduais da Zona Leste de São Paulo. Já os resultados esperados apontam para mais projetos com responsabilidade social, voltados para a interdisciplinaridade e para a política educacional, mediando a maior à inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais nas instituições de ensinopor
dc.description.abstractThis research proposes to present a vision of planning, dissemination and implementation of inclusive educational activities that have didactic support for accessibility applications. Facing this challenge in the pedagogical action, the methodological strategies of Design Thinking linked to accessibility applications with relevance and educational and communicative criteria are identified in the set of tools to develop a service in favor of Inclusive Education. However, it was chosen for the conceptual and design of this service, by an exploratory-qualitative methodology regarding the real interactivity in education and the learning potential of accessibility applications identified in the ethnographic studies through a group of teachers who have experiences with disabled students in state schools in the Eastern Zone of São Paulo. The expected results point to more projects with social responsibility, interdisciplinarity project and educational policy, mediating the greater inclusion of disabled people in Schoolseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/43147/Larissa%20Buena%c3%b1o%20Ribeiro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Exatas e Tecnologiapor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digitalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectAcessibilidade na Web para pessoas portadoras de deficiênciaspor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectWeb accessibility for people with disabilitieseng
dc.subjectComputer aided teachingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpor
dc.titleCompartilhAção de Inclusão: o potencial didático dos aplicativos de acessibilidade para a educação inclusivapor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Larissa Buenaño Ribeiro.pdf1,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.