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Tipo do documento: Dissertação
Título: Condições do trabalho docente na perspectiva de professores do Município de São Paulo
Título(s) alternativo(s): Analysis of the current situation of the environment and work organization in the opinion of teachers
Autor: Peruchi, Viviani Souza 
Primeiro orientador: Ferreira, Léslie Piccolotto
Resumo: Introdução: ser professor é trabalhar em condições de risco para a presença do distúrbio de voz. Fatores biológicos, relacionados aos presentes no ambiente e na organização do trabalho merecem destaque na prevenção e no tratamento de problemas vocais. A Prefeitura Municipal de São Paulo em parceria com o Laboratório de Voz da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo tem oferecido um curso na modalidade de ensino à distância (EAD) para sensibilizar os professores quanto a essas questões. Objetivo: analisar as condições do trabalho docente na perspectiva de professores do município de São Paulo. Método: 300 professores participaram da quarta turma do curso EAD denominado “Promovendo o Bem-Estar Vocal do Professor” ocorrido no segundo semestre de 2015. Após considerar os critérios de inclusão (ser professor em atividade letiva) fizeram parte da amostra 142 professores. O curso, com duração de 40 horas, foi composto por oito módulos, oito fóruns e oito avaliações (inseridos na Plataforma Moodle), assim como três encontros presenciais. No módulo 3 os professores foram convidados a elaborar um material em que descreveram espontaneamente os principais aspectos referentes a situação sobre seu contexto atual de trabalho. Esse material foi registrado na plataforma da Prefeitura Municipal de São Paulo e, após leitura atenta, categorizado, segundo os fatores do ambiente e de organização do trabalho mencionados. Esses foram associados a idade, tempo de experiência, nível de atuação, vínculo (professor) e carga horária (Qui-quadrado p=5%). Resultados: A amostra contou com 96,5% dos participantes do sexo feminino. A média de idade foi de 39,8 anos (dp=8,1), mediana de 39,1, variando entre 28,6 e 62,7 anos. Os fatores que mais se destacaram, referentes ao ambiente, foram ruído, poeira e a temperatura e quanto a organização do trabalho, falta de comprometimento, seguido de material didático inadequado e estarem estressados. Conclusão: Para o grupo de professores analisados, os fatores do ambiente que interferem no seu trabalho são presença de ruído (para os que tem mais de 10 anos de atuação), temperatura inadequada (para os que atuam menos 10 anos e os que lecionam para o nível de fundamental II) e limpeza inadequada (para os mais velhos e para os substitutos). Quanto aos fatores relacionados a organização do trabalho foram apontados falta de tempo para desenvolver as atividades (pelos mais velhos e para os que lecionam no fundamental II), falta de comprometimento (por aqueles que atuam menos que 20hrs semanais) e situação de violência (por quem atua há mais de 10 anos)
Abstract: Introduction: being a teacher is working at risk for the presence of the voice disorder. Biological factors, related to those present in the environment and in the organization of work deserve attention in the prevention and treatment of vocal problems. The City Hall of São Paulo, in partnership with the Voice Laboratory of the Pontifical Catholic University of São Paulo, has offered a distance learning course (EAD) to sensitize teachers about these issues. Objective: to analyze the conditions of teaching work from the perspective of teachers in the city of São Paulo. Method: 300 teachers participated in the fourth group of the EAD course entitled "Promoting Vocal Well-being of the Teacher" occurred in the second half of 2015. After considering the inclusion criteria (being a teacher in a teaching activity), 142 teachers were part of the sample. The course, lasting 40 hours, was composed of eight modules, eight forums and eight evaluations (inserted in the Moodle Platform), as well as three face-to-face meetings. In module 3 the teachers were invited to elaborate a material in which they spontaneously described the main aspects concerning the situation regarding their current context of work. This material was registered on the São Paulo City Hall platform and, after careful reading, categorized according to the factors of the environment and work organization mentioned. These were associated with age, time of experience, level of performance, bond (teacher) and hourly load (Chi-square p = 5%). Results: The sample had 96.5% of female participants. The mean age was 39.8 years (SD = 8.1), median of 39.1, ranging from 28.6 to 62.7 years. The most important factors related to the environment were noise, dust and temperature, as well as the organization of work, lack of commitment, inadequate teaching materials and stress. Conclusion: For the group of teachers analyzed, the environmental factors that interfere with their work are presence of noise (for those with more than 10 years of experience), inadequate temperature (for those who work less than 10 years and those who teach for The level of fundamental II) and inadequate cleaning (for the elderly and for the substitutes). Concerning the factors related to work organization, the lack of time to develop the activities (for the elderly and those who teach in the fundamental II), lack of commitment (by those who work less than 20 hours a week) and violence Who has been working for over 10 years)
Palavras-chave: Treinamento da voz
Qualidade de vida no trabalho
Distúrbios da voz
Voice training
Quality of life at work
Voice disorders
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia
Citação: Peruchi, Viviani Souza. Condições do trabalho docente na perspectiva de professores do Município de São Paulo. 2017. 65 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20346
Data de defesa: 21-Aug-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

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