REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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dc.creatorSchmidt, Roberto Lasalvia-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4467566U6por
dc.contributor.advisor1Salles, Cecilia Almeida-
dc.date.accessioned2017-09-01T13:12:39Z-
dc.date.issued2017-08-24-
dc.identifier.citationSchmidt, Roberto Lasalvia. Reflexões sobre gamificação do consumo no Brasil: jogos como processo de criação de ações midiáticas e mercadológicas. 2017. 223 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/20336-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo refletir sobre a possibilidade de aproximação entre os universos dos games, do marketing, da publicidade, do consumo e do estudo dos processos de criação, a partir de uma perspectiva de transversalidade e de interconexões. As pessoas têm se envolvido cada vez mais com jogos, seja como entretenimento, seja em ações publicitárias ou mercadológicas. No entanto, do ponto de vista do desenvolvedor, acreditamos não existir a reflexão sobre a complexidade dos processos que fazem parte da elaboração dos games e das ações gamificadas. Sempre sobre a ótica da crítica de processo, realizamos entrevistas com profissionais que atuam na produção e desenvolvimento de games e de ações gamificadas. Alicerçamos nosso olhar com evidências documentais e fenomenológicas a partir de material publicitário e de outras formas de comunicação nas quais os jogos e a gamificação estejam presentes, envolvendo mídia e consumo. A partir análise, aprofundamos a discussão sobre o processo de criação e os games publicitários como projetos coletivos, sinalizando o momento ideal no qual o game deveria entrar no planejamento das ações de comunicação das marcas. Fizemos a conexão entre o post mortem elaborado pelos desenvolvedores de games e propusemos um olhar expandido para sua aplicação em outros processos de criação, sugerindo o mapeamento das etapas individuais e coletivas, na forma de um algoritmopor
dc.description.abstractThis work aims to reflect on the possibility of approaching the universe of games, marketing, advertising, consumption and the study of creation processes, from a perspective of transversality and interconnections. People have become increasingly involved with games, whether as entertainment, advertising or marketing. However, from the developer's point of view, we believe there is no reflection on the complexity of the processes that are part of the elaboration of the games and the gamified actions. Always from the point of view of process criticism, we conducted interviews with professionals who work in the production and development of games and gamified actions. Our observation hinges on physical and phenomenological evidence grounded in publicity material and other forms of communication in which games and gamification are present, involving media and consumption. In consonance with this analysis, we deepened the discussion about the creation process and the advertising games as collective projects, signaling the ideal moment in which the game should enter into the planning of communication actions of the brands. We made the connection between the post mortem elaborated by game developers and proposed an extended look for its application in other creation processes, suggesting the mapping of the individual and collective steps, in the form of an algorithmeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/43056/Roberto%20Lasalvia%20Schmidt.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGamificaçãopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectGamificationeng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectCreation processeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleReflexões sobre gamificação do consumo no Brasil: jogos como processo de criação de ações midiáticas e mercadológicaspor
dc.title.alternativeReflections about gamification on consumption in Brazil: games as a creation process of media and marketing actionseng
dc.typeTesepor
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