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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/20314
Tipo: | Dissertação |
Título: | Diagnóstico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Botucatu - UNESP: um estudo de ex-alunos com experiência no magistério |
Autor(es): | Foresti, Miriam Celí Pimentel Porto |
Primeiro Orientador: | D'Antola, Arlette |
Resumo: | Buscando subsídios para o aperfeiçoamento da formação do professor de Ciências Biológicas no Campus de Botucatu - UNESP -, foi realizado um diagnóstico do curso de licenciatura daquele Campus, com base em opiniões de ex-alunos com experiência docente. Resultados desse estudo seriam utilizados em futuras tomadas de decisão acerca do currículo e em propostas de reformulações do curso. As informações solicitadas relacionaram-se com a formação na licenciatura e com o trabalho docente desenvolvido e foram obtidas através das fichas cadastrais dos alunos e do preenchimento de um questionário específico. A análise das informações foi predominantemente descritiva, prevendo-se tratamento estatístico para analisar as variáveis " opinião sobre as disciplinas do currículo" e "necessidades docentes percebidas". Essa análise permitiu concluir que um dos aspectos críticos da licenciatura é a despreocupação geral dos professores da área científica com a formação do professor de Ciências do 1º e 2º graus; também é crítica a situação da maioria das disciplinas "básicas" e "biológicas", mais necessárias ao professor de Ciências ou de Biologia que as da área "biomédica": ocorreu uma hipertrofia do biomédico em detrimento do biológico, quando este é o núcleo do curso (seja licenciatura ou bacharelado). Outro aspecto crítico é a falta de adequação das disciplinas científicas aos objetivos de Ciências do 1º e 2º graus, sendo essencialmente voltadas para a pesquisa. Também é crítico o desinteresse inicial dos alunos pala área "pedagógica" e o despreparo dos egressos para atividades básicas do ensino de Ciências, indicando inadequação da formação pedagógica em relação a esses aspectos do trabalho docente, revelados pelo levantamento de necessidades dos ex-alunos ao ministrarem aulas. 0 diagnóstico evidencia a necessidade de conscientizar professores e alunos para a importância da licenciatura, dando-lhe o mesmo tratamento do bacharelado. Cumpre integrar o trabalho das disciplinas do currículo em um projeto para a licenciatura |
Abstract: | The dissertation has no abstract |
Palavras-chave: | Professores de biologia - Formação profissional Ciências biológicas |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
Citação: | Foresti, Miriam Celí Pimentel Porto. Diagnóstico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Botucatu - UNESP: um estudo de ex-alunos com experiência no magistério. 1982. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1982. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20314 |
Data do documento: | 24-Nov-1982 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Miriam Celí Pimentel Porto Foresti.pdf Restricted Access | 19,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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