REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Dissertação
Título: Diagnóstico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Botucatu - UNESP: um estudo de ex-alunos com experiência no magistério
Autor(es): Foresti, Miriam Celí Pimentel Porto
Primeiro Orientador: D'Antola, Arlette
Resumo: Buscando subsídios para o aperfeiçoamento da formação do professor de Ciências Biológicas no Campus de Botucatu - UNESP -, foi realizado um diagnóstico do curso de licenciatura daquele Campus, com base em opiniões de ex-alunos com experiência docente. Resultados desse estudo seriam utilizados em futuras tomadas de decisão acerca do currículo e em propostas de reformulações do curso. As informações solicitadas relacionaram-se com a formação na licenciatura e com o trabalho docente desenvolvido e foram obtidas através das fichas cadastrais dos alunos e do preenchimento de um questionário específico. A análise das informações foi predominantemente descritiva, prevendo-se tratamento estatístico para analisar as variáveis " opinião sobre as disciplinas do currículo" e "necessidades docentes percebidas". Essa análise permitiu concluir que um dos aspectos críticos da licenciatura é a despreocupação geral dos professores da área científica com a formação do professor de Ciências do 1º e 2º graus; também é crítica a situação da maioria das disciplinas "básicas" e "biológicas", mais necessárias ao professor de Ciências ou de Biologia que as da área "biomédica": ocorreu uma hipertrofia do biomédico em detrimento do biológico, quando este é o núcleo do curso (seja licenciatura ou bacharelado). Outro aspecto crítico é a falta de adequação das disciplinas científicas aos objetivos de Ciências do 1º e 2º graus, sendo essencialmente voltadas para a pesquisa. Também é crítico o desinteresse inicial dos alunos pala área "pedagógica" e o despreparo dos egressos para atividades básicas do ensino de Ciências, indicando inadequação da formação pedagógica em relação a esses aspectos do trabalho docente, revelados pelo levantamento de necessidades dos ex-alunos ao ministrarem aulas. 0 diagnóstico evidencia a necessidade de conscientizar professores e alunos para a importância da licenciatura, dando-lhe o mesmo tratamento do bacharelado. Cumpre integrar o trabalho das disciplinas do currículo em um projeto para a licenciatura
Abstract: The dissertation has no abstract
Palavras-chave: Professores de biologia - Formação profissional
Ciências biológicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Foresti, Miriam Celí Pimentel Porto. Diagnóstico do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Botucatu - UNESP: um estudo de ex-alunos com experiência no magistério. 1982. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1982.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20314
Data do documento: 24-Nov-1982
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo

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