???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20034
Tipo do documento: Dissertação
Título: Assimetria de informação no sistema de franchising: um estudo no setor de alimentação
Título(s) alternativo(s): Asymmetry of information in the franchising system: a study in the food sector
Autor: Farias, Amalia Costa 
Primeiro orientador: João, Belmiro do Nascimento
Resumo: A presente pesquisa se propõe a analisar o sistema de franchising no contexto brasileiro em vista do incremento do setor ao longo dos últimos anos. A proposta de estudo conduzida procurou analisar e identificar elementos das atividades deste modelo que pudessem ser indicativos da existência de assimetria de informação entre as partes contratantes, quais sejam, franqueadores e franqueados. Com esse intento, foram desenvolvidos estudos comparativos em sistemas de franchising de marcas filiadas a ABF, de redes pertencentes ao setor alimentício. O desenvolvimento da análise por meio da formulação de um corpus, alimentado com a seleção e depuração de dados, foi capaz de identificar diferentes elementos discursivos enunciados pelas partes contratantes; cada qual revelador de uma dimensão própria imaginada para o negócio e, automaticamente, capaz de elidir outras contendas e controvérsias
Abstract: The present research proposes to analyze the franchising system in the Brazilian context in view of the increase of the sector over the last years. The proposed study aimed to analyze and identify elements of the activities of this model that could be indicative of the existence of asymmetry of information between the contracting parties, that is, franchisors and franchisees. With this intent, comparative studies were developed in franchising systems of brands affiliated with ABF, of networks belonging to the food sector. The development of the analysis through the formulation of a corpus, fed with the selection and purification of data, was able to identify different discursive elements enunciated by the contracting parties; each revealing a dimension of its own imagined for the business and automatically capable of eluding other contentions and controversies
Palavras-chave: Franquias (Comércio varejista)
Assimetria de informação
Setor alimentício
Franchising
Information asymmetry
Food sector
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Farias, Amalia Costa. Assimetria de informação no sistema de franchising: um estudo no setor de alimentação. 2016. 107 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/20034
Data de defesa: 20-Apr-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Amalia Costa Farias.pdf4,03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.