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Tipo do documento: Tese
Título: Avaliação do estado de desenvolvimento estético e a programação de ensino de leitura de imagem com uso de relações de equivalência
Título(s) alternativo(s): Evaluation of the stage of aesthetic development and the teaching program of reading of images using Equivalence Relations
Autor: Silva, José Souza Ferreira da 
Primeiro orientador: Moroz, Melania
Resumo: A leitura de imagens é um dos modos fundamentais de construção do conhecimento da Arte. No Brasil, o estudo da imagem no ensino de Arte foi alavancado com a Proposta Triangular por Ana Mae Barbosa na década de 80 e com os estudos sobre o Desenvolvimento Estético, tal como proposto por Housen (1983). No entanto, a literatura da área mostra que poucos estudos existem, seja sobre leitura de imagens seja sobre a avaliação do Estado de Desenvolvimento Estético, tornando necessária a realização de mais estudos. Dessa forma, a presente investigação articulou conceitos de Arte Educação e da Análise do Comportamento, para responder à questão: é possível alterar, por procedimentos de ensino, o Estado de Desenvolvimento Estético de um indivíduo? Foram desenvolvidos três estudos. No Estudo 1, avaliou-se o Estado de Desenvolvimento Estético de 21 estudantes de graduação de Artes Visuais, utilizando-se o procedimento e a classificação propostos por Housen. No Estudo 2, avaliou-se o Estado de Desenvolvimento Estético de 36 estudantes de graduação de Pedagogia, utilizando-se modificação da instrução proposta por Housen. Os resultados dos Estudos 1 e 2 indicaram alterações necessárias nos procedimentos, bem como sugeriram novos elementos a serem considerados para proceder à classificação do Estado de Desenvolvimento Estético dos indivíduos. No Estudo 3 os objetivos foram ensinar leitura de imagens representativas dos movimentos Maneirismo, Renascimento, Gótico e Românico, por meio de uma programação de ensino elaborada com base no modelo de equivalência de estímulos e verificar o efeito sobre o Estado de Desenvolvimento Estético de 12 estudantes de graduação em Artes Visuais. Foram realizados: Avaliação Inicial do Estado de Desenvolvimento Estético; Avaliação do Repertório Inicial de leitura de imagens; Ensino de discriminações condicionais; Avaliação do Repertório Final de leitura de imagens; Teste de Generalização de leitura de imagens e Avaliação Final do Estado de Desenvolvimento Estético. Os resultados mostraram que houve efeito positivo no ensino do repertório de leitura de imagens dos quatro movimentos artísticos, com desempenho superior ao Pré-Teste, não apenas no Pós-teste, mas também no Teste de Generalização. Também houve mudança do Estado de Desenvolvimento Estético de 10 participantes, passando do Estado II ao Estado III. Após a programação de ensino, os participantes demonstraram conhecimentos que antes da exposição ao ensino não apresentavam. Portanto, o presente estudo evidencia que é possível planejar atividades educacionais para promover a mudança do Estado de Desenvolvimento Estético do aprendiz e, para tanto, pode-se contar com as contribuições da Análise do Comportamento, especificamente a partir dos estudos sobre relações de equivalência
Abstract: Image reading is one of the fundamental modes for construction of knowledge of Arts. In Brazil, the study of images in the Art Education grows with the “Triangular Proposal” (Proposta Triangular) created by Ana Mae Barbosa in the 80’s and with the studies about the Aesthetic Development, as proposed by Housen (1983). However the literature of this field show that are few studies specialized in both subjects – image reading and evaluation of the Stages of Aesthetic Development, what makes necessary more studies and investigations. This research combines Art Education and Behavior Analyzes concepts, to answer the question: Is possible to change, by teaching procedures, the Stage of Aesthetic Development of an individual? Was made three case studies. In the Case #1, was evaluated the Stage of the Aesthetic Development of twenty one undergraduate students of Visual Arts, using the procedure and classification proposed by Housen. In the Case #2, was evaluated the Stage of Aesthetic Development of thirty-six undergraduate students of Education, making some changes in the original method proposed by Housen. The results of the Cases #1 and #2 suggested necessary changes in the original procedures, as indicate new elements to be considered to continue the classification of the Stages of Aesthetic Development of the individuals. In the Case #3, the goals was teach reading of representative images of art movements as Mannerism, Renaissance, Gothic and Romanic, using a teaching program elaborated with basis in the Stimulus Equivalence Model and analyze the results in the Stage of Aesthetic Development of twelve undergraduate students of Visual Arts. The activities made was: Initial Evaluation of Stage of Aesthetic Development; Evaluation of Initial Repertoire of image reading; Teaching conditional discriminations; Evaluation of the Final Repertoire for image reading; Test of Generalization for image reading and Final Evaluation of Stage of Aesthetic Development. The result show positive effects in teaching repertoire of image reading of the four artistic movements with higher level than the Pre Test, no only in the Post Test, but also in the Generalization Test. Was possible to perceive also changes in the Stage of Aesthetic Development of 10 participants, that pass from the Stage II to the Stage III. After the teaching program, the participants showed knowledge that they didn’t expressed before the experiment. Therefore, the present study highlights that is possible to plan educational activities to promote changes in the Stage of Aesthetic Development of the students - and for this proposal is possible to use the contributions of the Behavior Analyzes, specifically by the studies of equivalence relations
Palavras-chave: Arte - Estudo e ensino
Desenvolvimento estético
Imagem (Psicologia)
Art education
Aesthetic development
Image (Psychology)
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Silva, José Souza Ferreira da. Avaliação do estado de desenvolvimento estético e a programação de ensino de leitura de imagem com uso de relações de equivalência. 2017. 241 f. Tese (Doutorado Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19987
Data de defesa: 9-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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