???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19929
Tipo do documento: Dissertação
Título: Percepção de usuários e profissionais envolvidos em curso para pais grávidos oferecido por serviço de saúde suplementar
Autor: Nanamura, Márcio H. S. 
Primeiro orientador: Sampaio Neto, Luiz Ferraz de
Resumo: O período gestacional traz muitas mudanças físicas, emocionais e psicossociais, gerando muitas expectativas no casal, com isso, em diferentes serviços foi criado o curso para gestantes tendo o intuito de dirimir dúvidas e humanizar o atendimento à gestante, diminuindo o excesso de tecnologia presente na medicina, o que acaba distanciando, tornando o processo impessoal. Contudo os benefícios dessas atividades educativas em saúde nem sempre são descritos como eficientes. O presente estudo tem como objetivo propor, avaliar um curso já oferecido por empresa de saúde suplementar, e discutir novo modelo de curso de gestante a ser aplicado na saúde suplementar, aproveitando as boas coisas a partir do curso já existente. Participaram da pesquisa casais gestantes e seus acompanhantes que assistiram o curso e os colaboradores que promovem a aula - no total foram 35 pessoas, 16 gestantes, 15 acompanhantes e quatro colaboradores. As gestantes e seus acompanhantes companheiros foram submetidos a um questionário antes e após a palestra, este indagava se alguns dos principais temas relativos ao ciclo gravídico-puerperal da gestação foram abordados na aula. Houve também uma dinâmica em grupo onde as gestantes e seus acompanhantes realizaram gravuras para responder questões motivadoras relatando as experiências relativas a situações vivenciadas no curso e às expectativas perante o parto. Posteriormente à análise estatística dos dados constatou-se que para alguns dos temas abordados no curso, como orientação sobre a gestação, orientação sobre o parto, orientação sobre o tipo de parto, aprendizagem sobre os primeiros cuidados com o recém-nascido, conhecimento sobre como funciona a assistência ao parto no hospital, reconhecimento de quando deve ir ao hospital, ocorreu uma expressiva mudança de perspectiva após o curso. Em relação à análise qualitativa dos dados o que impera são os sentimentos envolvidos principalmente associados ao medo e a insegurança. Concluímos que o curso foi bem avaliado pelos participantes, porém, poderia ser oferecido a gestantes que estivessem nas mesmas fases da gestação (por trimestres); deveria ser incluída a avaliação inicial/final e em relação à metodologia, esta poderia ser através de dinâmicas de grupos, onde este seria mais bem aproveitado e o compartilhamento de saberes discorreria sobre os temas
Abstract: The gestational period brings many physical, emotional and psychosocial changes, generating many expectations in the couple and based on that, in different services it was created the course for pregnant women with the intention to solve doubts and humanize the care to pregnant women and in a certain way reduce the excess of technology present in medicine, which ends up distancing, making the process impersonal. However, the benefits of these health education activities are not always described as efficient. The present study aims to evaluate a course already offered by a supplementary health care company, and to discuss a new course approach for pregnant women to be applied in supplementary health, taking advantage of the good things from the course that already exists. In the research were pregnant women and their companions who attended the course and the collaborators who promoted the class, which were in total 35 people - 16 pregnant women; 15 companions and 4 employees. The pregnant women and their companion companions were submitted to a questionnaire before and after the lecture, which asked if some of the main themes related to the pregnancy-puerperal cycle of gestation had been approached in class. There was also a group dynamics when the pregnant women and their companions made engravings to answer motivating questions, reporting the experiences related to situations experienced in the course and expectations regarding childbirth. After the statistical analysis of the data, it was found that for some of the topics covered in the course, such as guidance on gestation, guidance on childbirth, orientation on the type of delivery, learning about the first care with the new-born, knowledge about how there is a significant change of perspective after the course. In relation to the qualitative analysis of the data prevail the feelings involved mainly associated to the fear and the insecurity. We conclude that the course was well evaluated by the participants, however, it could be offered to pregnant women who were in the same phases of gestation (by quarters); It should be included the initial / final evaluation and in relation to the methodology, this could be through group dynamics, where it would be better used and the sharing of knowledge would discourse on the themes
Palavras-chave: Grávidas
Cuidado pré-natal
Educação em saúde
Pregnant
Prenatal care
Health education
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Nanamura, Márcio H. S. Percepção de usuários e profissionais envolvidos em curso para pais grávidos oferecido por serviço de saúde suplementar. 2017. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19929
Data de defesa: 16-Mar-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Márcio H. S. Nanamura.pdf1,59 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.