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Tipo do documento: Dissertação
Título: Descontinuidades, controvérsias e significação das políticas públicas educacionais no Brasil: estudo de caso “Programa Mais Educação”
Autor: Almeida, Alessandra Felix de 
Primeiro orientador: Segurado, Rosemary
Resumo: A presente dissertação tomou como estudo de caso o Programa Mais Educação com o objetivo de discutir a relação entre as fases de Formulação e Implementação de Políticas Públicas, tendo como base a ideia de Ciclo da Política Pública. O estudo considerou o histórico da Educação Integral no Brasil, a atuação dos professores no processo educacional, o desenvolvimento da docência no cenário brasileiro, os elementos da Gestão da Política e o histórico político-social brasileiro como dados relevantes para a Análise de Políticas Públicas. O caso estudado foi impactado pela conjuntura política de 2016, marcada pela aprovação do processo de Impeachment e respectiva perda do mandato presidencial de Dilma Rousseff, resultando, entre outras mudanças na agenda governamental, na extinção do Programa analisado. Este dado ganha destaque neste trabalho, pois revela a complexidade da Análise de Políticas Públicas, assim como a fragilidade das Políticas Sociais
Abstract: The current dissertation took as a case study the “Programa Mais Educação” (More Education Program), with the goal of discussing the relationship between the phases of Formulation and of Implementation of Public Policies, based on the idea of Policy Cycle. The study considered the history of Integral Education in Brazil, the role of teachers in the educational process, the development of teaching in the Brazilian scenario, the elements of Policy Management and the Brazilian political-social history, all as relevant data for the Policy Analysis. The case studied was affected by the political conjuncture in 2016, which was marked by the approval of the Impeachment process and the respective loss of Dilma Rousseff's presidential term, resulting, among other changes in the governmental agenda, in the extinction of the Program in question. This is highlighted in this work, as it reveals the complexity of the Policy Analysis, as well as the fragility of Social Policies
Palavras-chave: Programa Mais Educação (Brasil)
Educação e Estado - Brasil
Ensino em tempo integral
Policy
Integral education
More Education Program
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Almeida, Alessandra Felix de. Descontinuidades, controvérsias e significação das políticas públicas educacionais no Brasil: estudo de caso “Programa Mais Educação”. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19914
Data de defesa: 20-Mar-2017
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