???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19914
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Descontinuidades, controvérsias e significação das políticas públicas educacionais no Brasil: estudo de caso “Programa Mais Educação” |
Autor: | Almeida, Alessandra Felix de ![]() |
Primeiro orientador: | Segurado, Rosemary |
Resumo: | A presente dissertação tomou como estudo de caso o Programa Mais Educação com o objetivo de discutir a relação entre as fases de Formulação e Implementação de Políticas Públicas, tendo como base a ideia de Ciclo da Política Pública. O estudo considerou o histórico da Educação Integral no Brasil, a atuação dos professores no processo educacional, o desenvolvimento da docência no cenário brasileiro, os elementos da Gestão da Política e o histórico político-social brasileiro como dados relevantes para a Análise de Políticas Públicas. O caso estudado foi impactado pela conjuntura política de 2016, marcada pela aprovação do processo de Impeachment e respectiva perda do mandato presidencial de Dilma Rousseff, resultando, entre outras mudanças na agenda governamental, na extinção do Programa analisado. Este dado ganha destaque neste trabalho, pois revela a complexidade da Análise de Políticas Públicas, assim como a fragilidade das Políticas Sociais |
Abstract: | The current dissertation took as a case study the “Programa Mais Educação” (More Education Program), with the goal of discussing the relationship between the phases of Formulation and of Implementation of Public Policies, based on the idea of Policy Cycle. The study considered the history of Integral Education in Brazil, the role of teachers in the educational process, the development of teaching in the Brazilian scenario, the elements of Policy Management and the Brazilian political-social history, all as relevant data for the Policy Analysis. The case studied was affected by the political conjuncture in 2016, which was marked by the approval of the Impeachment process and the respective loss of Dilma Rousseff's presidential term, resulting, among other changes in the governmental agenda, in the extinction of the Program in question. This is highlighted in this work, as it reveals the complexity of the Policy Analysis, as well as the fragility of Social Policies |
Palavras-chave: | Programa Mais Educação (Brasil) Educação e Estado - Brasil Ensino em tempo integral Policy Integral education More Education Program |
Área(s) do CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da instituição: | PUC-SP |
Departamento: | Faculdade de Ciências Sociais |
Programa: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
Citação: | Almeida, Alessandra Felix de. Descontinuidades, controvérsias e significação das políticas públicas educacionais no Brasil: estudo de caso “Programa Mais Educação”. 2017. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19914 |
Data de defesa: | 20-Mar-2017 |
Appears in Collections: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Alessandra Felix de Almeida.pdf | 1,74 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.