REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
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dc.creatorHazan, Maria da Glória-
dc.contributor.advisor1Ponde, Luiz Felipe-
dc.date.accessioned2016-04-25T19:20:41Z-
dc.date.available2007-08-28-
dc.date.issued2006-06-26-
dc.identifier.citationHazan, Maria da Glória. Philosophy of judaism in Abraham Joshua Heschel: religious conscience, human condition and God. 2006. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/1987-
dc.description.resumoNosso trabalho procurou pesquisar o conceito de consciência religiosa proposto por Abraham Joshua Heschel (1907 - 1972), em Deus em Busca do Homem, livro no qual o autor entende o pensamento religiioso como fonte de conhecimento e examina os diversos aspectos que objetivam o retorno à Religião. O livro é composto de três grandes temas: Deus, Revelação e Resposta. Esta pesquisa focalizou o primeiro tema que aborda a relação entre o desenvolvimento da consciência religiosa, Deus e o mundo. Nossa pesquisa foi guiada pela hipótese de que, em Heschel, há a possibilidade noética, ou seja, de conhecimento pela pela via da consciência religiosa. A relação da consciência religiosa e Deus se dá na abertura da consciência judaica ao Deus Abraâmico, que não se restringe ao povo judaico, mas que tem, na voz do Profeta, uma abrangência universal. Este conceito, para o autor, passa a existir na discussão da relação entre Deus e a condição humana, que se caracteriza pelas seguintes categorias: sublime, maravilhoso, temor, glória, mistério entre outras. Para Heschel, a consciência religiosa acontece no evento, isto é, no encontro do humano com a história sagrada, que trancende o tempo, supera a linha divisória do passado e do presente e se atualiza pela consciência do inefável. A religião e a consciência religiosa se dão no encontro da pergunta de Deus com a resposta do homem. Na consciência religiosa, abre-se o caminho para a fé e o caminho de fé. O caminho para Deus é um caminho de Deus. Se Deus não fizer a pergunta, todas as nossas indagações serão vãs. Procuramos apontar a categoria do inefável, legitimando sua aplicação à filosofia da religião judaica, como um parâmetro eficiente para o pensar situacional-filosófico a respeito do homem em sua relação com o outro, com o mundo e com Deus. Com base nesse pressuposto, podemos concluir que só há possibilidade de uma relação ética onde se encontra a consciência do inefável. Consciência de alteridade esta que possibilita o amor, ou seja, realmente ser capaz de olhar para o outro em toda sua singularidade e necessidadepor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/3242/MARIA%20DA%20GLORIA%20HAZAN.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências da Religiãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciência da Religiãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHeschelpor
dc.subjectConsciência religiosapor
dc.subjectReligious conscienceeng
dc.subjectHeschel, Abraham Joshua 1907-1972 Deus em busca do homem -- Critica e interpretacaopor
dc.subjectDeuspor
dc.subjectConsciencia -- Aspectos religiosospor
dc.subjectJudaismopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpor
dc.titleFilosofia do judaísmo em Abraham Joshua Heschel: consciência religiosa, condição humana e Deuspor
dc.title.alternativePhilosophy of judaism in Abraham Joshua Heschel: religious conscience, human condition and Godeng
dc.typeDissertaçãopor
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