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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma liderança feminina no laicato católico: a trajetória política e intelectual de Amélia Rezende Martins na Ação Social Brasileira (1918-1932)
Autor: Haydn, Amanda 
Primeiro orientador: Gonçalves, Mauro Castilho
Resumo: A presente pesquisa examina aspectos relacionados à trajetória política e intelectual de Amélia Rezende Martins (1877-1948), nos âmbitos da educação e da cultura, privilegiadamente entre os anos de 1918 a 1932. A justificativa da periodização proposta ateve-se ao fato de que foi nessa fase que Martins publicou suas ideias, veiculou seus projetos e atuou em organismos ligados à educação escolar e à cultura em geral. Destacam-se, nestes âmbitos, a imprensa periódica carioca, a Associação Brasileira de Educação (ABE) e a Ação Social Brasileira (ASB). Ligada a grupos católicos, Rezende Martins circulou em diferentes “lugares institucionais” e a investigação se propôs a mapear sua atuação, a partir de referenciais teórico-analíticos sugeridos por J. F. Sirinelli, tais como: geração, itinerário, redes de sociabilidade e produção intelectual. Estes permitiram investigar, em perspectiva histórica, a sua formação e seus coletivos, seus espaços e redes de relacionamento sociais, intelectuais e políticos, bem como verificar o alcance de sua intervenção como intelectual. Na pesquisa, foram utilizadas as fontes disponíveis nos Arquivos da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), da Associação Brasileira de Educação (ABE) e do Centro de Memória da Universidade de Campinas (UNICAMP). Na imprensa, foi objeto de análise a atuação de Rezende Martins nos jornais A União, O Paiz, A Cruz, Correio da Manhã, Jornal do Brasil, O Jornal, A Noite e Diário de Notícias, fontes consideradas centrais no escopo da presente investigação
Abstract: This dissertation examines the political and intellectual trajectory of Amélia Rezende Martins (1877-1948), in the spheres of education and culture, between 1918 and 1932. The justification for the proposed periodization adhered to the fact that at this period, Martins published her ideas, implemented her projects and acted in organizations related to school education and overall culture. The periodic press in Rio de Janeiro, the Associação Brasileira de Educação (ABE) and the Ação Social Brasileira (ASB) stand out in these areas. Involved with Catholic groups, Rezende Martins circulated within distinct "institutional places" and the present dissertation proposes to investigate her acting, based on theoretical and analytical references suggested by J. F. Sirinelli, such as generation, itinerary, networks of sociability and intellectual production. These sources allowed to investigate, from a historical perspective, her formation and collectives, her social networks and acting areas, her intellectual and political relations, as well as to verify the range of her intervention as intellectual. In the research, sources available in the archives of the Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), the Associação Brasileira de Educação (ABE) and the Memory Center of University of Campinas (UNICAMP) were used. In the press, mentions of Rezende Martins in the newspapers A União, O Paiz, A Cruz, Correio da Manhã, Jornal do Brasil, O Jornal, A Noite and Diário de Notícias were analyzed, these sources are considered central in the scope of the present study
Palavras-chave: Martins, Amelia de Rezende [1877- ?]
Intelectuais - Brasil
Ação Social Brasileira
Intellectual and political trajectory
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Haydn, Amanda. Uma liderança feminina no laicato católico: a trajetória política e intelectual de Amélia Rezende Martins na Ação Social Brasileira (1918-1932). 2017. 220 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19774
Data de defesa: 20-Fev-2017
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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