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Tipo do documento: Dissertação
Título: O projeto político-pedagógico no sistema de educação do município de São Paulo
Título(s) alternativo(s): The political pedagogical project in the education system of the city of Sao Paulo
Autor: Silva, Gabriel Blumel Fontan
Primeiro orientador: Giovanni, Luciana Maria
Resumo: O objetivo desta dissertação é entender os projetos político-pedagógicos (PPPs) no sistema de ensino do município de São Paulo. Em face dos conceitos de Ilma Passos Veiga, ―projeto político-pedagógico emancipatório‖ e ―projeto político-pedagógico técnico-regulatório‖, buscou-se estimar a proporção desses dois tipos de PPPs no sistema de ensino mencionado. A hipótese era que os projetos político-pedagógicos do sistema municipal paulistano são predominantemente técnico-regulatórios, pois expressam uma visão fragmentária da realidade das escolas. A pesquisa foi realizada por meio de análise bibliográfica e legislação relacionada, além da análise documental de 18 projetos político-pedagógicos de uma Diretoria Regional da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo. Os dados são organizados e apresentados em quadros-síntese. Os resultados revelam que os projetos político-pedagógicos não são feitos para ser lidos, pois, além de não apresentarem parâmetros de exposição das ideias, justapõem temas, diagnósticos e ações e não apresentam, em sua maioria, informações da participação de pais, alunos, professores e funcionários no processo de elaboração do PPP, caracterizando-se como uma formalidade negociada entre gestores. Os dirigentes regionais de educação (designados pela Secretaria Municipal de Educação), ao homologarem esses PPPs, acabam avalizando os mesmos. As ações previstas nos vários documentos se assemelham, constituindo o que Veiga chama de ―quadros reguladores‖, que revelam interesse dos gestores escolares em exercer controle técnico, negando a política e incorrendo em valoração moral do empenho do professor e em rotulação do aluno. Por outro lado, foram encontrados traços emancipatórios nos PPPs de duas escolas
Abstract: The objective of this dissertation is to understand the political pedagogical projects (PPPs) in the education system of the City of Sao Paulo. In spite of the concepts of Ilma Passos Veiga, ―emancipating political pedagogical project" and ―technical regulatory political pedagogical project", sought to estimate the proportion of these two types of PPPs on the mentioned education system. The hypothesis was that the political pedagogical project of the municipal system in Sao Paulo are predominantly regulatory and technical because they express a fragmented vision of the school reality. Bibliographic analysis and review of related legislation conducted the survey, in addition to the documentary analysis of 18 political pedagogical projects from a Regional Board of the Municipal Secretary of Education of the City of Sao Paulo. The data are organized and presented in summary tables. The results show that the political pedagogical projects are not meant to be read because, notwithstanding do not indicate parameters of ideas, include topics, diagnosis and actions, and do not show, mostly, information about participation of parents, students, teachers and docent staff in the conception process of the PPP, being characterized as a formality negotiated between administrators. Regional leaders of education (appointed by the Municipal Secretary of Education), when homologating these PPPs, end up endorsing them. The actions provided in the various documents resemble each other, constituting what Veiga calls "regulators boards", which expose school managers’ interest in exert technical control, denying the politics and incurring moral valuation on the teacher’s performance and in student's stereotyping. On the other hand, ―emancipating‖ traces were found in two schools PPPs
Palavras-chave: Projeto político-pedagógico emancipatório
Projeto político-pedagógico técnico-regulatório
Sistema de educação do município de São Paulo
Emancipating political pedagogical project
Technical regulatory political pedagogical project
System of the city of Sao Paulo
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Silva, Gabriel Blumel Fontan. O projeto político-pedagógico no sistema de educação do município de São Paulo. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19691
Data de defesa: 31-Jan-2017
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

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