???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19614
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGarcia , Ana Carla Oliveira-
dc.contributor.advisor1Santos, Teresa Maria Momensohn dos-
dc.date.accessioned2017-01-10T11:32:13Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.citationGarcia , Ana Carla Oliveira. Efeito das lâminas espectrais sobre desempenho da leitura em escolares do ensino fundamental. 2016. 62 f. Dissertação (Mestrado em Fonoaudiologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19614-
dc.description.resumoIntrodução: as lâminas espectrais, folhas de acetato sobrepostas ao texto, são utilizadas para melhorar a leitura de crianças e adultos. O Teste de Leitura: Velocidade De Reconhecimento (TELVER) é o teste mais utilizado na literatura para investigar os benefícios das lâminas espectrais, elaborado de acordo com a teoriade hiperexcitabilidade cortical.Objetivo: investigar o efeito das lâminas de bloqueio espectral no desempenho de escolares na habilidade de velocidade de leitura. Materiais e Métodos: aamostra foi composta por 68 crianças (9 a 12 anos),matriculadas no 5° e 6° ano do ensino fundamental de uma escola estadual. Foram incluídas na pesquisa todas as crianças sem alterações visuais ou auditivas periféricas. Foram utilizados instrumentospara definir a lâmina espectral ideal e calcular o número de palavras lidas corretamente em um minuto, com lâmina e sem lâmina. Resultados: 31% apresentaram melhora de no mínimo 5% na velocidade de leitura após o uso da lâmina espectral. Nas crianças com melhoria, houve um ganho médio de 14% na velocidade na leitura. Doispacientes apresentaram ganhos acima de 25% com o uso da intervenção (28,8% e 30,8%). Não houve diferença no desempenho do TELVER entre os sexos feminino e masculino antes da intervenção (t (1,66) = 1,37; p = 0,174), com as lâminas espectrais (t (1,66) = 1,13; p = 0,262), e no ganhode leitura (t (1,66) = 0,53; p = 0,598). Conclusão: amelhoria de 5% no TELVER é um bom índice do uso sustentado das lâminas espectrais (validade preditiva)por
dc.description.abstractIntroduction:This study investigated the effects of using colored overlays on reading rate to improve reading for children.Objective: To investigate the effect of the use of colored overlays on reading achievement. Materials and Methods: The sample consisted of 68 children (9-12 years of age, 53% male) regularly enrolled in the 5th (n = 24) and 6 years (n = 44) of elementary school. Were included in this study all children without peripheral visual or hearing loss. Instruments: Reading Test(TELVER) and Irlen Reading Perceptual Scale (IRPS): through a variety of tasks that enhance the visual stress, the instrument was used to define the optimal spectral blade (Irlen overlays) for each individual. Results: 68 students analyzed in this study, 31% showed an improvement of at least 5% on reading speed after using the overlay. Among these patients with improvement, there was an average gain of 14% in speed reading. Only 2 patients had 25% gains with the use of the intervention (28.8% and 30.8%). There was no difference in the performance of TELVER between female and male before the intervention (t (1,66) = 1.37; p = 0.174), with spectral blades (t (1,66) = 1.13; p = 0.262), and the read gain (t (1,66) = 0.53, p = 0.598). Conclusion: These data are very close to the international literature that evaluated childrenin the general population, providing external validation for TELVEReng
dc.description.provenanceSubmitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2017-01-10T11:32:13Z No. of bitstreams: 1 Ana Carla Oliveira Garcia.pdf: 2463331 bytes, checksum: e10da87a2dd6b683165c2b358ec5974d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-10T11:32:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ana Carla Oliveira Garcia.pdf: 2463331 bytes, checksum: e10da87a2dd6b683165c2b358ec5974d (MD5) Previous issue date: 2016-12-12eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/40793/Ana%20Carla%20Oliveira%20Garcia.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeste de leiturapor
dc.subjectLâminas espectraispor
dc.subjectDificuldades de leiturapor
dc.subjectReading testeng
dc.subjectOverlayseng
dc.subjectReading difficultieseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApor
dc.titleEfeito das lâminas espectrais sobre desempenho da leitura em escolares do ensino fundamentalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ana Carla Oliveira Garcia.pdf2,41 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.