REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19439
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Laudecir da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8157931Z4por
dc.contributor.advisor1Peixoto, Maria do Rosário da Cunha-
dc.date.accessioned2016-11-30T11:40:30Z-
dc.date.issued2016-09-12-
dc.identifier.citationSilva, Laudecir da. Experiências dos estudantes negros cotistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19439-
dc.description.resumoEste trabalho consiste em uma pesquisa acerca das experiências dos estudantes negros cotistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, a partir do recurso metodológico História Oral. Algumas referências teóricas são utilizadas na urdidura da dissertação à medida que suas reflexões permitem dialogar com a proposta da pesquisa, as narrativas dos estudantes entrevistados. Aspectos das experiências de vidas dos mesmos desde a sua formação básica até o momento em que se encontram como estudantes de nível superior nesta universidade pública são considerados como elementos importantes nesta pesquisa, pois os constituem. Memórias das experiências de vida destes estudantes, dentro e fora da universidade, pessoas que tenham contribuído para que conseguissem superar os desafios, obstáculos por serem negros, pobres, ao passo de estarem onde estão, são explicitadas nas narrativas, bem como, a importância material e simbólica percebida por esses estudantes em relação à experiência acadêmica na UERJpor
dc.description.abstractThis work consists of a survey on the black students' experiences that enter by the quota system at the Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, from the Oral History methodological resource. Some theoretical references are used in the warp of the dissertation as reflections that allow dialogue with the research proposal, the interviewed students’ narratives. Aspects of their life experiences from the basic training until the time they are higher level students in this public university. They are considered as important elements in this research because they provide it. Memories of the life experiences of these students, both inside and outside the university, people who have contributed so they could overcome the challenges, obstacles for being black, poor, while they are where they are, are explained in the narrative and the material and symbolic importance perceived by these students in relation to the academic experience at UERJeng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/40235/Laudecir%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Históriapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudantes negros - Rio de Janeiro, RJpor
dc.subjectNegros - Educação (Superior) - Rio de Janeiro, RJpor
dc.subjectCotas raciaispor
dc.subjectUniversidade do Estado do Rio de Janeiro - Experiência acadêmicaeng
dc.subjectBlack studentseng
dc.subjectAcademic experience at UERJeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.titleExperiências dos estudantes negros cotistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Laudecir da Silva.pdf703,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.