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Tipo do documento: Tese
Título: Perspectiva da centralidade do estágio supervisionado na formação em Serviço Social: questões presentes e latentes
Título(s) alternativo(s): Perspective supervised the main issue in training in Social Service: present and latent issues
Autor: Honorato, Andreia Agda Silva 
Primeiro orientador: Abramides, Maria Beatriz Costa
Resumo: Esta tese tem como objeto de estudo o Estágio Supervisionado em Serviço Social – seu lugar na formação e os desafios a partir da compreensão de 18 docentes do curso de Serviço Social. Para adentrar nesta questão considerada como presente e latente, elegeu-se um universo de cinco (5) Unidades de Formação Acadêmica que compõem a região Sul II da micro capital da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social. O objetivo geral centrou-se em realizar estudo sobre estágio supervisionado em Serviço Social direcionando a pesquisa para debates e análises sobre a perspectiva da centralidade do estágio supervisionado na formação, entretanto, na sua dimensão e nas considerações de todos os determinantes que imprimem o que é e o que deveria ser de fato o mesmo no processo. Contudo, trata-se de uma tese que defende o debate em tempo presente, pois inúmeros são os dilemas que o engendram, logo, um espaço que favoreça descortinar as lacunas ainda existentes no sentido de novas construções de proposituras de enfrentamento na perspectiva de possibilidades. Assim, a análise realizada a partir dos estudos e dos resultados da pesquisa, apontou a necessidade de fomentar nova agenda para a retomada de discussão e reflexão envolvendo todas ou a maioria das UFAS através de seus agentes para um debate pontuado detalhadamente em cada preconização posta na Política Nacional de Estágio em Serviço Social, do lugar do estágio posto desde a década de 1990, mais precisamente em 1996 pelas Diretrizes Curriculares do Serviço Social e regulamentado na resolução n. 533 de 2008 do Conselho Federal de Serviço Social, pois as compreensões tem sido múltiplas e adversas, o que implica distorções e descumprimentos. Defende-se que é tempo de fertilizar o debate como aponta Iamamoto (2009)
Abstract: This thesis is to study the object Supervised Internship in Social Work - their place in the training and challenges from the understanding of 18 teachers of the course of Social Service. To enter this issue considered as present and latent, was elected a five-universe (5) Education Units that make up the South II region of micro capital of the Brazilian Education and Research Association in Social Work. The overall objective focused on conduct study on supervised training in social work directing the search for debate and analysis on the perspective of the centrality of supervised training, however, in size and in all crucial considerations that print what is and what should actually be the same in the process. However, it is a thesis that defends the debate this time because there are numerous dilemmas that engender, so an environment that fosters uncover the remaining gaps in the direction of new construction coping proposituras the perspective of possibilities. Thus, the analysis from the studies and the results of the research, pointed out the need to foster new agenda for the resumption of discussion and reflection involving all or most of the UFAS through its agents for punctuated detail in each preconization debate set in National policy training in Social Work, stage place post since the 1990s, more precisely in 1996 by the Curriculum Guidelines for Social Work and regulated in the resolution n. 533 2008 of the Federal Council of Social Service, because the understanding has been multiple and adverse, which implies distortions and breaches. It is argued that it is time to fertilize the debate as points Iamamoto (2009)
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Serviço Social - Formação profissional
Professional qualification
Social Service - Professional training
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social
Citação: Honorato, Andreia Agda Silva. Perspectiva da centralidade do estágio supervisionado na formação em Serviço Social: questões presentes e latentes. 2016. 265 f. Tese (Doutorado em Serviço Social) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19400
Data de defesa: 29-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social

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