REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/19258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMelo, Robinson Gasbarra de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4307852U1por
dc.contributor.advisor1Barbara, Leila-
dc.date.accessioned2016-10-28T08:58:48Z-
dc.date.issued2016-09-02-
dc.identifier.citationMelo, Robinson Gasbarra de. Análise dos processos mentais na produçao textual dos alunos de 1º e 2º anos do ensino médio na avaliação da aprendizagem em processo de 2013. 2016. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/19258-
dc.description.resumoConsiderando as dificuldades de produção textual, este trabalho tem como objetivo geral analisar a produção textual de alunos do ensino médio, primeiro e segundo anos na “Avaliação da Aprendizagem em processo de 2013”; aplicada no mês de agosto de 2013. Para entender como os processos mentais, mais frequentes são usados no gênero artigo de opinião por alunos do Ensino Médio. Para atingir o objetivo proposto, adotamos como base teórica a Linguística Sistêmico Funcional (LSF), (Halliday 1985/1994/2004), mais especificamente a produção dos processos mentais do sistema de transitividade. As produções textuais serão analisadas qualitativamente com LSF com auxílio de instrumentos quantificadores, orientados pela Linguística de Corpus através das ferramentas do programa Word Smith Tools v. 6 (Scott 2008). Como o objetivo de contribuir com os estudos sobre produção textual em língua portuguesa, auxiliando pesquisadores que pretendam desenvolver esse gênero nas áreas aqui pesquisadapor
dc.description.abstractConsidering the difficulties of textual production, this paper has as main objective to analyze the textual production of high school students, first and second years in the "Evaluation of Learning process in 2013 "; applied in August. To understand his how high school students, frequently use mental processes in the genre opinion article. To achieve this purpose, we have used LSF grammar as theorectical basis (Halliday 1985/1994/2004), specifically the production of mental processes. This textual production qualitatively will be analyzed and LSF with the help of quantifier’s instruments, guided by Corpus Linguistics and the tools of Word Smith Tool program version 6 (Scott 2008), to of contribute to the study of textual production in Portuguese helping researchers develop mental processeseng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39944/Robinson%20Gasbarra%20de%20Melo.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagempor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcessos mentaispor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectMental processeseng
dc.subjectTextual productioneng
dc.subjectLanguageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.titleAnálise dos processos mentais na produçao textual dos alunos de 1º e 2º anos do ensino médio na avaliação da aprendizagem em processo de 2013por
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Robinson Gasbarra de Melo.pdf2,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.