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Tipo do documento: Dissertação
Título: O papel do departamento de marketing nas instituições comunitárias de ensino superior brasileiras
Autor: Silva , Renato Laurentino da
Primeiro orientador: Casas, Alexandre Luzzi Las
Resumo: A educação superior no Brasil cresceu significativamente nos últimos 20 anos, principalmente no setor privado. Isso se deu após a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), que permitiu o funcionamento de Instituições de Ensino Superior (IES) com fins lucrativos, consolidando um ambiente competitivo. As instituições desse setor disputam entre si a atenção dos candidatos a uma vaga no ensino superior. O marketing começa então a ser incorporado de forma limitada na maioria universidades, sendo responsável apenas pela divulgação dos processos seletivos e eventos internos. Nesse novo ambiente de concorrência, as instituições comunitárias e confessionais, que foram as primeiras privadas a surgirem no país, passaram a enfrentar desafios que colocavam em risco a sua sustentabilidade. Com o amadurecimento do mercado educacional, foi necessário profissionalizar o marketing praticado pelas IES. Partindo de tal cenário, esta dissertação buscou averiguar, como objetivo geral, o papel do Departamento de Marketing nas Instituições Comunitárias de Ensino Superior (ICES). Os objetivos específicos investigaram a reputação deste departamento e a sua capacidade de se integrar com outros setores, bem como o grau de orientação para mercado das instituições. Verificamos ainda se esta reputação influencia na nesta orientação. A pesquisa foi do tipo quantitativa-descritiva, via questionário estruturado e enviado eletronicamente para 51 instituições em uma amostra por conveniência. Os resultados demonstraram que o DM está começando a ter uma atuação mais estratégica do que operacional na gestão das ICES. Isso é influenciado, principalmente, pelo grau de conhecimento que o Reitor/Mantenedor possui sobre marketing. Para medir o grau de orientação para o mercado utilizamos a escala MARKOR e verificamos que as ICES estão no ponto médio da escala, no que diz respeito à geração e disseminação da informação; entretanto, ainda possui pouca capacidade de responder com eficácia às necessidades e mudanças do mercado. Concluímos que o fortalecimento do DM dentro da ICES pode trazer muitos benefícios para a instituição. No entanto, é necessário o envolvimento e apoio da alta administração, a fim de que se possa criar condições adequadas para um trabalho de marketing mais colaborativo e eficaz
Abstract: Higher education in Brazil has grown significantly in the last 20 years, mainly in the private sector. This occurred after the promulgation of the Guidelines and Framework Law, which allowed the operation of Higher Education Institutions oriented for profit, consolidating a competitive environment. The institutions in this sector compete for new students. Then marketing begins to be built in a limited way in most universities, being responsible only for disclosure of the entrance exam processes and internal events. In this new competitive environment, private community and religious higher education institutions, which were the first to arise in the country, they have faced challenges that put in risk their sustainability. With the consolidation of the education market, it was necessary to professionalize the marketing practiced by IES. Accepting this scenario, this thesis sought to ascertain, as a general objective, the role of the Department of Marketing in Community Higher Education institutions. The specific objectives investigated the reputation of this department and its ability to integrate with other sectors, and the degree of market orientation of the institutions. We also verified whether this reputation influence in this direction. The data was collected with a structured questionnaire and was sent electronically to 51 institutions in a convenience sample. The results demonstrated that DM is beginning to have a more strategic role that the operational management of ICES. This is mainly influenced by the degree of knowledge that the Rector / Maintainer has about marketing. To measure the degree of market orientation we use the MARKOR scale and found that the Community Higher Education institutions are at the midpoint of the scale, with regard to the generation and dissemination of information; however, still has little capacity to respond effectively to the needs and market changes. We conclude that the strengthening of the DM within the ICES can bring many benefits to the institution. However, the involvement and support of CEO is necessary, so that you can create appropriate conditions for a more collaborative and effective marketing work
Palavras-chave: Marketing educacional
Educação superior
Universidades comunitárias
Educational marketing
Higher education
Community universities
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Silva, Renato Laurentino da. O papel do departamento de marketing nas instituições comunitárias de ensino superior brasileiras. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19238
Data de defesa: 1-Sep-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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