???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19190
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estratégias de Blended Learning (ensino híbrido) no ensino de patologia geral em um curso de medicina
Título(s) alternativo(s): Blended Learning strategies to the pathology teaching in a Medicine course, 2016
Autor: Fermozelli, Juliana Abeche 
Primeiro orientador: Cesaretti, Mário Luís Ribeiro
Resumo: Atualmente, em muitas escolas médicas, percebe-se que o aprendizado em patologia é deficiente, principalmente em decorrência do desinteresse, por parte dos estudantes, pelos conhecimentos não diretamente relacionados à prática profissional e da falta de recursos pedagógicos que motivem a aprendizagem. O Blended Learning refere-se a uma metodologia ativa de ensino híbrido que utiliza diferentes recursos tecnológicos, promovendo maior dinamismo e integração dos envolvidos. Objetivo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar, sob a ótica dos estudantes do curso de Medicina da FCMS da PUC-SP, a motivação e a capacidade de contextualização proporcionada pela associação do Blended Learning ao ensino de patologia geral. Material e Método: As sessões de Blended Learning foram realizadas durante as sustentações aplicadas de patologia no período de 06 a 31 de outubro de 2014, no módulo de Neoplasias, com os alunos do segundo ano do curso de Medicina da FCMS da PUC-SP. Resultados: A maioria dos discentes mostrou aceitabilidade ao método, maior motivação e capacidade de contextualizar os processos patológicos. Conclusão: O uso de blended learning pode proporcionar aos alunos maior contextualização da patologia na prática médica, contribuindo para um aprendizado mais significativo
Abstract: Currently, in many medical schools, it is noted that learning pathology is poor, mainly due to lack of interest, by students, to knowledge not directly related to professional practice and the lack of teaching resources motivating learning. Blended Learning refers to an education active methodology with different technological resources promoting greater dynamism and integration of those involved. Aim: This research aimed to assess, from the FCMS Medicine student’s point of view at PUC-SP, the motivation and the ability of the contextualization provided by associating Blended Learning to general pathology teaching. Method: Blended Learning sessions were held during supports applied to pathology in the period of October 06 to 31, 2014, on Neoplasms module. Results: In the results, most of the students showed the acceptability to the method, greater motivation and ability to contextualize pathological processes. Discussion: The blended learning can provide students greater contextualization of pathology in medical practice, adding to a meaningful learning
Palavras-chave: Educação a distância
Educação médica
Patologia
Education distance
Medical education
Pathology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões de Saúde
Citação: Fermozelli, Juliana Abeche. Estratégias de Blended Learning (ensino híbrido) no ensino de patologia geral em um curso de medicina. 2016. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões de Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões de Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19190
Data de defesa: 8-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Juliana Abeche Fermozelli.pdf908,14 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.