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Tipo do documento: Dissertação
Título: Intervenção piloto em idosos independentes submetidos às práticas educativas em saúde
Título(s) alternativo(s): Pilot Intervention in independent elderly submitted to educational practices in health
Autor: Antoniassi, Arlete 
Primeiro orientador: Canineu, Paulo Renato
Resumo: Fenômeno mundial preocupante, o envelhecimento populacional traz implicações tanto para a sociedade quanto para a pessoa idosa. O comprometimento cognitivo, associado ou não às doenças crônico-degenerativas, limita a vida de relação dos idosos. A depressão, síndrome psiquiátrica mais frequente na terceira idade, prejudica a qualidade de vida, podendo provocar ou acentuar incapacidades funcionais. Diante disso, esta pesquisa caracterizou idosos independentes, usuários da unidade de saúde da família da Vila Sabiá, Sorocaba (SP) e descreveu a experiência de um piloto de intervenção de práticas educativas em saúde em grupo de idosos. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, desenvolvido com 35 idosos independentes. Sete indivíduos participaram de um piloto de intervenção com práticas educativas em saúde, por 12 semanas, de agosto a outubro de 2014. As práticas educativas em saúde envolveram movimentos corporais, conteúdos temáticos diversos, atividades artísticas e lúdicas. Dados estatísticos foram obtidos por 5 instrumentos: um questionário sobre aspectos socioeconômicos, demográficos e relacionados à saúde; o Mini-exame do Estado Mental (MEEM) para avaliação cognitiva; a Escala de Depressão Geriátrica reduzida (EDG-15), para rastreamento de transtorno de humor depressivo; o Questionário das Atividades Funcionais de Pfeiffer (QAF) para avaliação das Atividades Instrumentais de Vida Diária; o WHOQOL-Bref para a qualidade de vida. Utilizou-se o teste do qui-quadrado na correlação dos dados estatísticos e o teste “t” de Student na comparação dos resultados antes e após as práticas educativas em saúde do grupo piloto de intervenção. Resultados: a maioria dos indivíduos era do sexo feminino, na faixa etária de 60 a 65 anos, trabalhadores da raça branca e moradores em casa própria com cônjuge, católicos e com ensino fundamental. Houve prevalência de hipertensão arterial, diabetes tipo 2, obesidade e sintomas depressivos. O tipo de moradia conjunta dos idosos contribuiu para o diagnóstico de hipertensão arterial (p=0,03). A fé/crença pessoal/espiritualidade foram fatores individuais protetivos da diabetes (p=0,03). O grupo participante do piloto de intervenção apresentou mudança estatisticamente significativa no score total do MEEM (p=0,03). Conclusões: fatores relacionados ao aparecimento e à manutenção das principais DCNT (hipertensão arterial, diabetes e obesidade) e sintomas depressivos podem ser evitados por meio de mudanças comportamentais e de reorganização no estilo de vida. As práticas educativas em saúde contribuíram para a melhora do perfil cognitivo dos idosos, durante o período estudado
Abstract: An aging population is a disturbing worldwide phenomenon which has implications both for society and for the elderly people. Cognitive impairment associated or not to chronic degenerative diseases limits the life ratio of the elderly. Depression, the most common psychiatric syndrome among elderly, impairs their quality of life and can cause or increase functional disabilities. Thus, this study characterized independent elderly, users of the Family Health Unit from Vila Sabiá, in Sorocaba (SP) and described the experience of a pilot intervention of educational practices in health of an elderly group. This is a descriptive and quantitative study approved by the Research Ethics Committee, developed with 35 independent elderly. Seven individuals participated in a pilot intervention with educational practices in health, for 12 weeks, from August to October in 2014. The educational health practices involved bodily movements, several thematic content, artistic and recreational activities. Statistical data were obtained through 5 instruments: a questionnaire on socioeconomic, demographic and health-related aspects; the Mini-Mental State Examination (MMSE) for cognitive assessment; the reduced Geriatric Depression Scale (GDS-15) for screening of depressive mood disorder; Functional Activities Questionnaire by Pfeiffer (FAQ) for evaluation of Daily Life Instrumental Activities; the WHOQOL-Bref for the quality of life. We used the chi-square test on the correlation of data and the Student "t" test in comparing the results before and after the educational practices in health intervention pilot group. Results: The majority of subjects were female, aged 60-65 years old, Caucasians workers and residents at proper home with spouse, Catholics and with elementary school level. There was prevalence of hypertension, type 2 diabetes, obesity and depressive symptoms. The type of joint housing of individuals contributed to the diagnosis of hypertension (p=0,03). The faith/ personal belief/ spirituality were individual protective factors of diabetes (p=0,03). The group participating in the intervention pilot showed statistically significant change in the total score of the MMSE (p=0,03). Conclusions: factors related to the appearance and maintenance of the major NCDs (hypertension, diabetes and obesity) and depressive symptoms can be prevented through behavioral changes and reorganization in lifestyle. Educational practices in health contributed to the improvement in the cognitive profile of the elderly subjects during the studied period
Palavras-chave: Educação em saúde
Saúde do idoso
Qualidade de vida
Health education
Health of the elderly
Quality of life
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde
Citação: Antoniassi, Arlete. Intervenção piloto em idosos independentes submetidos às práticas educativas em saúde. 2016. 191. Dissertação (Mestrado em Educação nas Profissões da Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19183
Data de defesa: 9-Aug-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação nas Profissões da Saúde

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