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Tipo do documento: Dissertação
Título: Autismo e análise do comportamento: produção científica no Brasil entre 2004 e 2014
Autor: Manrique, Joyce Francisco 
Primeiro orientador: Moroz, Melania
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo caracterizar a produção científica nacional sobre Autismo, sob a forma de dissertações e teses, no período de 2004 a 2014. Examinaramse os resumos disponíveis em bancos de dados, de dissertações e teses, disponíveis via internet. Foram localizados 200 estudos. Dentre outros aspectos, verificou-se que: as áreas de maior produção foram Educação, Saúde e Clínica; as abordagens com maior produção foram Análise do Comportamento, Psicanálise; os procedimentos de coleta de dados mais frequentes foram observação, entrevista e aplicação de testes padronizados; as abordagens mais presentes nos estudos foram a Psicanálise e a Análise do Comportamento; houve baixa porcentagem de pesquisa aplicada. Dos 39 estudos com base na Análise do Comportamento, verificou-se, dentre outros aspectos, que: a maior parte é da área Clínica; as instituições com maior produção foram PUC e UFSCAR; a quase totalidade foi de pesquisa aplicada, no curso de Psicologia Experimental; teve-se entre dois e quatro sujeitos; utilizou-se delineamento de sujeito único, especialmente linha de base múltipla e AB. Dentre os comportamentos-alvo estudados, destacam-se operantes verbais (tatos, mandos, ecóicos), comportamentos acadêmicos (leitura, escrita e adição); variabilidade comportamental e redução do controle restrito de estímulos. Dentre os procedimentos, destacam-se os de Modelagem, Matching-to-Sample, Reforçamento e Fading. A análise da produção indica que a Análise do Comportamento tem contribuições relevantes para atuar com indivíduos diagnosticados com Autismo
Abstract: This paper had intend to characterize the national scientific production about autism, in the form of dissertations and theses, between 2004 and 2014. Were examined summaries available in databases, from dissertations and theses, available on the internet. Were found 200 studies. Among other aspects, it was found that the areas with the largiest production were education, health and clinic; the approaches with the largiest production were behavior analysis and psychoanalysis; the most frequent data collection procedures were observation, interview and application of standardized tests; the most present approaches in the studies were the psychoanalisys and the behavior analysis; there was a low percentage of applied research. Of 39 studies based on behavior analysis, it was found, among others aspects, that: most of it is the clinic area; the institutions with the biggest production were PUC and UFSCAR; almost all was applied research in the course of experimental psychology; had between two and four subjects; it was used single case design, specially multiple baseline and AB. Among the target behaviors studied, highlight verbal operant (tact, mand, echoic), academic behaviors (reading, writing and adding); behavioral variability and reduction of restricted stimulus control. Among the procedures stand: modeling, matching-to-sample, reinforcement and fading. The analysis of production indicates that the behavior analysis has important contributions to work with individuals diagnosed with autism
Palavras-chave: Autismo
Produção científica
Pesquisa documental
Autism
Cientific production
Documentary research
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação
Citação: Manrique, Joyce Francisco. Autismo e análise do comportamento: produção científica no Brasil entre 2004 e 2014. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Psicologia da Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19152
Data de defesa: 22-Jun-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação

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