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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19052
Tipo do documento: Tese
Título: Leitura de charges e discursos juvenis: produção e recepção como ações culturais de cidadania
Autor: Toledo, Edilaine Gonçalves Ferreira de 
Primeiro orientador: Borelli, Silvia Helena Simões
Resumo: Esta pesquisa propõe uma investigação à charge como instrumento de mediação e reflexão sobre cidadania, numa perspectiva cultural e comunicacional, por meio da construção de pacto de leitura entre produtores e receptores. Baseado em sua forma e conteúdo – bem como de sua presença significativa nas mídias tradicionais, nos livros didáticos de escolas de nível médio da educação básica, provas institucionais de acesso às universidades e nas redes sociais, e também pela interação que constrói entre os polos da produção e recepção de seu discurso –, a charge ocupa, atualmente, lugar de importância no que se refere à enunciação de contestações e argumentações sobre a realidade que retrata, e na qual os cidadãos estão inseridos; estes que se movimentam enquanto atores sociais, em busca de sua inserção e reconhecimento em sociedade. Assim, essa investigação propõe-se a analisar, por meio de interação entre charges e jovens alunos de uma escola pública federal de nível médio (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, unidade Varginha), na rede social – Facebook –, a forma por meio da qual uma prática discursiva de cidadania emerge dessas apropriações, enquanto ação cultural de consumo, na perspectiva de análise entre produção-produto-recepção. A sustentação teórica fundamenta-se na análise dos discursos dos jovens, nos estudos de recepção, com base no campo da comunicação/ educação, e nos pactos daí resultantes, ao ancorar-se em: Baccega (1995; 2002; 2007; 2009; 2010 e 2011); Lopes, Borelli e Resende (2002); Martín Barbero (2001; 2002; 2006; 2008 e 2012) e Garcia Canclini (2005; 2010 e 2013). A metodologia fundamenta-se numa articulação entre comunicação e cultura, por meio de mídia digital – facebook – em que dialogia, interação e mobilidade discursiva manifestam-se em repertórios compartilhados, construídos pelos sujeitos socialmente situados (Bakhtin, 2003 e 2009). E, com isso, os resultados denotam que a charge, desde sua produção até sua recepção, realiza entre seus autores e leitores, apropriações que se apresentam como práticas de cidadania
Abstract: This study aims to investigate the charge as a tool to mediate and reflect on citizenship in a cultural and communicational perspective, through the development of a reading pact between producers and receivers. Based on its form and content – just like its significant presence in traditional media, in high schools textbooks of basic education, institutional tests for universities entry and in the social networks, through the interaction which they build between production and reception of their discourse - , the charge currently occupy an important position in relation to critical enunciations and argumentations about the reality that they depict, of which citizens take part and who behave as social actors, seeking their insertion and recognition in society. So, this investigation proposes to analyze, through the interaction between charge and young students of a federal public high school (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – CEFET-MG, Varginha unit) in the social network – Facebook – the form through which a discursive practice of citizenship emerges from these appropriations, as a cultural action of consumption, in the perspective of the analysis between production-product-reception. The theoretical foundation of this study is based on the analysis of the discourses of the young, in reception studies, based on the communication / education areas and the resultant pacts to be anchored in: Baccega (1995; 2002; 2007; 2009; 2010 e 2011); Borelli, Resende e Lopes (2002); Martín Barbero (2001; 2002; 2006; 2008 e 2012) and Garcia Canclini (2005; 2010 e 2013). The methodology is based on an articulation between communication and culture by means of digital media – facebook – in which dialogue, interaction and discursive mode manifest themselves in shared repertoires built by subjects socially situated in instances of production and reception. Thus, the results denote that the charge, from production to reception, provide between authors and readers, appropriations which are present as practices of citizenship
Palavras-chave: Charges
Cidadania
Comunicação
Jovens
Citizenship
Communication
Young
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Toledo, Edilaine Gonçalves Ferreira de. Leitura de charges e discursos juvenis: produção e recepção como ações culturais de cidadania. 2016. 261 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19052
Data de defesa: 11-May-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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