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Tipo do documento: Dissertação
Título: A autonomização do jogo e o fenômeno do gamification na contemporaneidade: do lazer ao trabalho
Título(s) alternativo(s): Games as autonomous activities and the phenomenon of gamification in the contemporaneity: from leisure to work
Autor: Coelho, Franz Godeguez Rodrigues 
Primeiro orientador: Carvalho, Mônica Muniz Pinto de
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar os jogos e o recente fenômeno do gamification, tomando como referência o ambiente do trabalho. Parto da hipótese de que os jogos, antes estreitamente vinculados à esfera do lazer, dela se autonomizaram e passaram a constituir um campo próprio de conhecimento voltado à produção de disposições e habilidades específicas nos indivíduos em vários contextos sociais, entre os quais está o do trabalho. A pesquisa concentrou-se em analisar especificamente as empresas responsáveis pelo planejamento e desenvolvimento de jogos voltados ao ambiente de trabalho e, com base nos depoimentos delas, compreender como entendem o mundo do trabalho, o trabalhador e as habilidades que consideram ser concebidas por meio dos jogos que produzem
Abstract: The objective of this study is to analyze games and the recent phenomenon of gamification, based on the work context. I start from the hypothesis that games had been closely linked to the leisure sphere and then became autonomous activities and constituted their own field of knowledge, focused on the production of specific dispositions and abilities in individuals in several social contexts, as the work one. This research aimed to analyze the companies that plan and develop games for the work environment in order to comprehend, based on their speeches, the work world, the worker and the abilities which are being acquired from the games these companies produce
Palavras-chave: Jogos
Lúdico
Sociologia do trabalho
Game
Playful
Sociology of work
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Coelho, Franz Godeguez Rodrigues. A autonomização do jogo e o fenômeno do gamification na contemporaneidade: do lazer ao trabalho. 2016. 144 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/19000
Data de defesa: 14-Mar-2016
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