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dc.creatorName, João José-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4326361U3por
dc.contributor.advisor1Borelli, Silvia Helena Simões-
dc.date.accessioned2016-09-12T13:09:58Z-
dc.date.issued2016-04-11-
dc.identifier.citationName, João José. Imagens da metrópole: fotografia, aura, produção e recepção. 2016. 275 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/18996-
dc.description.resumoA produção de imagens fotográficas tem se intensificado na atualidade e suas características poéticas, como a fotogenia, por exemplo, continuam em permanente debate. As aproximações entre os conceitos de fotogenia e aura propiciam um alargamento das fronteiras e ampliam o alcance analítico sobre a temática. Walter Benjamin situa a aura como um elemento que se atrofia diante da reprodutibilidade técnica a partir do século XIX; reserva, entretanto, para certas obras, uma abordagem poética apesar da reprodutibilidade que as caracteriza. Edgar Morin define fotogenia como a qualidade poética dos seres e das coisas, intensificada na imagem. Esses pressupostos podem ser analisados especialmente nos cenários da metrópole moderna e nas estruturas virtuais e também nas atmosferas das culturas digitais que se sobrepõem e se mesclam à metrópole física. A reflexão sobre o flâneur contemporâneo destaca-se na intersecção entre a metrópole moderna e a cybercity. Estes novos personagens e ambientes demandam um posicionamento relacional para os conceitos de objetividade e subjetividade, de documental e de ficcional, e emergem também como critérios para a recepção de imagens fotográficas. Esta tese objetiva analisar as interações estabelecidas na relação entre produção, produto e recepção, por meio de dois ensaios fotográficos de nossa autoria: a) “Impactos da Copa 2014: Favela Vila da Paz e arredores” (FVP), de caráter documental; b) e “Cidade dos Crocodilos: incertezas e estranhamentos” (CC), de caráter ficcional. As metrópoles de São Paulo (região de Itaquera) e de Nova Iorque, locais da realização dos ensaios, foram analisadas sob o ponto de vista de suas dinâmicas de construção e reconstrução, nas quais encontravam-se também inseridos tanto este fotógrafo quanto os receptores selecionados para esta pesquisa. A base teórica para estruturação do campo e da análise dos resultados encontra-se na teoria das mediações desenvolvida, em particular, por J. Martín Barbero e Guillermo Orozco G., e, no Brasil, por pesquisa de recepção de telenovelas realizada por M. Immacolata V. Lopes, Silvia H. S. Borelli e Vera Rezende. As mediações situacional, demográfica/ de referência e narratividade fotográfica possibilitaram estudar os vínculos e matrizes culturais que estruturam a interação receptor/ produto/ produtor. Esta pesquisa considera, por meio da perspectiva das mediações, que a narratividade fotográfica se estrutura não só embasada por elementos provenientes das mídias e da formação cultural dos entrevistados mas também de faculdades vinculadas ao poético, à aura e à fotogenia das imagenspor
dc.description.abstractThe production of photographic images is intense today and their poetic characteristics – like photogeny, for instance – become a permanent debate. Connections between the concepts of photogeny and aura expand boundaries and widen the analytical range of this subject. According to Walter Benjamin, aura as an element which declines due to the technical reproducibility starting in the XIXth century; except specific works offering a poetic approach, despite their reproducibility. Edgar Morin defines photogeny as the poetic quality of beings and things intensified in the image. These assumptions may be evaluated especially in settings of the modern metropolis and in virtual structures and digital cultural environments overlapping and merging with the physical metropolis. The reflection on the contemporary flâneur is emphasized at the intersection between modern metropolis and cybercity. These new characters and environments require a relational approach regarding concepts such as objectivity and subjectivity, documental and fictional, also emerging as criteria for the reception of photographic images. The purpose of this thesis is to analyze the interaction present in the relation between production, product and reception using photoessays which I made: a) Impactos da Copa 2014: Favela Vila da Paz e arredores (FVP); of a documental nature; b) Cidade dos Crocodilos: incertezas e estranhamentos (CC), of a fictional nature. São Paulo (Itaquera) and New York, the two metropolises where the essays were made are shown from the perspective of their dynamics of construction and reconstruction. The photographer and the receptors chosen for this study were also part of the metropolises. The theoretical foundation used to carry it out and analyze the results is found in the mediation theory developed particularly by J. Martín Barbero and Guillermo Orozco G.; and in the study on the reception of soap operas by M. Immacolata V. Lopes, Silvia H. S. Borelli and Vera Rezende. The mediation of situational and demographic references and photographic narrativity allowed thinking on the connections and cultural matrices underlying the interaction receptor/product/producer. By using the mediation perspective, the present study assumes that the photographic narrativity is based not only on elements resulting from the media, the interviewees’ cultural background but also based on a material related to the poetic aspect, aura and photogeny of imageseng
dc.description.provenanceSubmitted by Filipe dos Santos (fsantos@pucsp.br) on 2016-09-12T13:09:58Z No. of bitstreams: 1 José João Name.pdf: 61896518 bytes, checksum: 748295c88a0b436907b486e18ed44728 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-09-12T13:09:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 José João Name.pdf: 61896518 bytes, checksum: 748295c88a0b436907b486e18ed44728 (MD5) Previous issue date: 2016-04-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/39697/Jos%c3%a9%20Jo%c3%a3o%20Name.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAurapor
dc.subjectFotogeniapor
dc.subjectMetrópolepor
dc.subjectPhotogenypor
dc.subjectMetropolispor
dc.subjectPhotographypor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleImagens da metrópole: fotografia, aura, produção e recepçãopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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