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Tipo do documento: Tese
Título: Gestão estratégica na indústria criativa brasileira: heterogeneidade de desempenho nas coproduções internacionais de filmes de longa-metragem
Título(s) alternativo(s): Strategic management in the Brazilian creative industry: heterogeneity performance in the international co-production of feature films
Autor: Homenko Neto, Alexander 
Primeiro orientador: Joao, Belmiro do Nascimento
Resumo: A interrelação das três perspectivas em estratégia - Estrutura-Concorrência-Desempenho, da Visão-Baseada em Recursos e da Nova Economia Institucional - tem permeado os recentes debates no campo da Gestão Estratégica por ter a seu favor um arcabouço teórico de escopo mais amplo para analisar o desempenho das firmas. Esta pesquisa tem por objetivo articular as três perspectivas em estratégia para explicar a heterogeneidade de desempenho, no mercado externo, das coproduções cinematográficas internacionais brasileiras. Utiliza-se de métodos quantitativo e qualitativo para coleta e análise dos dados. Na primeira etapa, adota-se o método da Análise de Correspondência para um estudo exploratório a partir de dados secundários que compreendem 96 coproduções. Segue-se com a seleção de empresas para o estudo de casos múltiplos, nos quais a coleta de dados efetiva-se com entrevistas semiestruturadas. Os achados sugerem que os principais direcionadores da heterogeneidade de desempenho são: i) redes de relacionamento; ii) reputação; iii) ambiente regulativo; iv) experiência; v) condições de demanda; e vi) ambiente normativo
Abstract: The interrelation between the three strategy approaches- Structure-Conduct-Performance, Resource- Based View and New Institutional Economics- has permeated recent debates in the field of Strategic Management, as these approaches hold a broader theoretical scope to analyze the firm performance. This research aims to join the three strategy perspectives to explain the heterogeneity of performance of the Brazilian international film co-production in the external market. In this light, the research applies the quantitative and qualitative method to collect and analyze the data. The first stage of the research adopted the method of Correspondence Analysis to conduct an exploratory study through the analysis of a secondary data, involving 96 co-productions. The following stage selected the firms of the multiple case studies examined through semi-structured interviews. The chief findings indicate that the main drivers of performance heterogeneity are: i) network; ii) reputation; iii) regulatory environment; iv) know-how; v) demand conditions; and vi) normative environment
Palavras-chave: Gestão estratégica
Estrutura-concorrência-desempenho
Visão baseada em recursos
Strategic management
Structure-conduct-performance
Resource- based view
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Economia, Administração, Contábeis e Atuariais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração
Citação: Homenko Neto, Alexander. Gestão estratégica na indústria criativa brasileira: heterogeneidade de desempenho nas coproduções internacionais de filmes de longa-metragem. 2016. 185 f. Tese (Doutorado em Administração) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18995
Data de defesa: 13-Apr-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Administração

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