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Tipo do documento: Dissertação
Título: As relações interpessoais entre diretor e professores como fatores de mobilização do trabalho coletivo na escola
Autor: Cruz, Maria do Perpetuo Socorro 
Primeiro orientador: Passarelli, Lilian Ghiuro
Resumo: O objetivo deste trabalho foi investigar de que maneira a afetividade, com ênfase nas relações interpessoais entre o diretor e os professores, afeta o desenvolvimento do trabalho coletivo na escola, mais especificamente, de que maneira essas relações interferem no fazer pedagógico do professor e os sentimentos de frustração/satisfação e motivação/desânimo que envolve o trabalho docente no interior da escola e, também, como são percebidos no discurso de diretores e professores os efeitos da afetividade nas relações interpessoais. Por envolver os domínios funcionais, a pesquisa tem como referencial teórico Henri Wallon cuja teoria é apresentada nos estudos de Almeida e Mahoney. Para atingir o resultado desta investigação, foi realizada uma entrevista semiestruturada com um diretor e quatro professores atuantes em uma escola da rede pública estadual de São Paulo. O estudo apontou para a importância da relação interpessoal entre o professor e seus pares, entre o professor e o diretor e a sua influência no trabalho docente. Nesta análise, os professores, assim como o diretor revelam a importância da interação social com os colegas para um melhor desempenho do seu trabalho. Alguns professores da escola estadual apontaram as relações interpessoais como elemento fundamental para um bom desempenho profissional e prática pedagógica, assim como relataram o seu impacto no seu fazer pedagógico. Além disso, nossa pesquisa e observação apontaram para a necessidade de uma formação continuada, não apenas para professores enquanto sujeitos de sua própria formação, mas também uma formação, não técnica, mas significativa voltada para o aperfeiçoamento das relações interpessoais no interior da escola visando desenvolver um ambiente propício para o trabalho coletivo no campo relacional entre ambos: professores e diretores
Abstract: The objective of this study was to investigate how affection, with an emphasis on interpersonal relationships between the principal and teachers, affects the development of team work at the school, specifically how these relationships affect the pedagogical teaching and feelings of frustration/satisfaction and motivation/discouragement involving teaching in the school and also how they are perceived in the discourse of principals and teachers the effects of affection in interpersonal relationships. The functional domains are involved and for this reason, the research has as theoretical Henri Wallon whose theory is presented in Almeida and Mahoney studies. To achieve the result of this investigation, a principal took part in a semi-structured interview along with four teachers of public schools in São Paulo. The study pointed to the importance of interpersonal relationships among teachers and between them and the principal and his or her influence in teaching with the students. In this analysis, teachers, as well as the principal, expressed the importance of social interaction with colleagues for a better pedagogical performance. Some teachers of the state schools indicated interpersonal relationships as fundamental factor for good professional performance and teaching practice, as well as reported its impact on their pedagogical practice. Furthermore, our research pointed out the need for continuing education, not only for teachers in their specialties, but also for training aimed at the improvement of interpersonal relationships in order to develop an environment conducive to team work for both teachers and principals
Palavras-chave: Relações Interpessoais
Trabalho coletivo na escola
Gestão democrática
Interpersonal relationships
Team work at the school
Democratic manegement
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores
Citação: Cruz, Maria do Perpetuo Socorro. As relações interpessoais entre diretor e professores como fatores de mobilização do trabalho coletivo na escola. 2016. 83 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18948
Data de defesa: 9-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores

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