???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18928
Tipo do documento: Dissertação
Título: A concepção e o uso do conceito de fracasso escolar no jornal Folha de S. Paulo (1958-2008)
Autor: Vagner de Alencar Silva 
Primeiro orientador: Chiozzini, Daniel Ferraz
Resumo: Esta pesquisa investiga o surgimento da expressão “fracasso escolar”, sua concepção e uso no jornal Folha de S. Paulo entre 1958 e 2008, período em que o termo surge e passa a ser utilizado de maneira mais recorrente. Parte-se da hipótese de que o jornal não apenas divulga o uso do termo, mas participa da sua concepção. A partir daí, busca-se uma análise política do periódico, problematizando a imprensa como fonte e objeto de pesquisa. Para isso, foram analisados 100 textos entre reportagens, colunas, artigos etc. Gradativamente, o fracasso escolar esteve inicialmente associado a deficiências ou déficits de natureza psicológica de alunos de baixa renda; em seguida, passou a estar relacionado à instituição escolar ou ao sistema educacional. A perspectiva adotada pela Folha não só incide sobre a noção de fracasso escolar, mas é representativa de um olhar acerca da educação que prioriza a voz de especialistas em detrimento daquela associada aos sujeitos diretamente relacionados ao universo da escola pública, como pais, professores, diretores e alunos. Como referencial teórico para análise documental, além de teses e dissertações sobre o tema, também foram utilizados autores como Souza (2008), Patto (1999), Charlot (2006), Soares (1995), Chartier (1995), entre outros. Para a discussão sobre o papel da mídia, usamos Morin (2005), Traquina (2004), Sodré (2008) e Arbex (2002)
Abstract: This work looks into the creation of the expression “fracasso escolar” [school failure], its concept and use in the articles of the Folha de S.Paulo newspaper between 1958 and 2008 --this is the time lapse where the expression becomes “usual”, as for reporters/writers and readers. We start from the hypothesis that the newspaper (through its writers at the time) does not only participate in the dissemination of the expression, but participates in its own new formulation, conceptualization. From this point of view, we analyze the press from its political standpoint, placing it at the same time as source of and the object of this research. In more than 100 articles, the expression “school failure” [fracasso escolar] started being related to deficits diagnostic on the students ability to learn, shifting later to relate the “problem” to the school or to the educational system as a whole. Folha´s perspective gives more space and voice to the experts instead of listening more to the public education community, meaning teachers, principals, parents and the students themselves. The theoretical reference includes works such as Souza (2008), Patto (1999), Charlot (2006), Soares (1995), Chartier (1995), Morin (2005), Traquina (2004), Sodré (2008) and Arbex (2002)
Palavras-chave: Fracasso escolar
Folha de S. Paulo
Imprensa brasileira
School failure
Brazilian press
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Vagner de Alencar Silva. A concepção e o uso do conceito de fracasso escolar no jornal Folha de S. Paulo (1958-2008). 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18928
Data de defesa: 26-Feb-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política Sociedade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vagner de Alencar Silva.pdf1,97 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.