???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18905
Tipo do documento: Dissertação
Título: Qualificação de profissionais da saúde em gerontologia: relato de uma intervenção educativa
Título(s) alternativo(s): Health professionals qualification in Gerontology: report of an educational intervention
Autor: Gonçalves, Priscila Leite 
Primeiro orientador: Lopes, Ruth Gelehrter da Costa
Resumo: Este estudo objetivou sistematizar uma experiência de ensino em um Curso do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio para Saúde (PROFAPS), do Ministério da Saúde, realizado na cidade de São Paulo no ano de 2015, cujo propósito foi o de qualificar auxiliares e técnicos de enfermagem da Atenção Básica em Saúde para o cuidado integrado e integral ao idoso. Para compor o relato de experiência, utilizou-se a pesquisa de abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, tendo a Observação Participante como procedimento metodológico e o Diário de Campo como instrumento da coleta de dados. O Curso de Qualificação em Gerontologia, organizado em oito módulos, teve sua proposição teórico-prática fundamentada na metodologia da problematização e culminou na construção de um plano de intervenção territorial com enfoque em tecnologias leves. A metodologia e os procedimentos didáticos adotados levaram o discente a despertar seu senso crítico para a análise de seu território, de seu processo de trabalho e da visão estereotipada da velhice (de si mesmo e do outro), conduzindo à transformação da sua realidade. Os resultados foram positivos, em especial no que tange ao fortalecimento das redes de atenção à saúde, das linhas de cuidado, da educação permanente e da própria escola formadora – o SUS
Abstract: This study aims to systematize an educational experience in a Mid-Level Course of Professional Training Program for Health (PROFAPS), from Ministry of Health, held in São Paulo on the year 2015, whose purpose was to qualify assistants and nursing technicians of Primary Health Care for the integrated and comprehensive care to the elderly. To compose the experience report, we used the qualitative research, with exploratory and descriptive character and the participant observation was the methodological procedure elected, and Field Diary was the instrument for data collection. The Qualification Course in Gerontology, organized into eight modules, had its theoretical and practical proposition based on the methodology of questioning and culminated in the construction of a territorial action plan focusing on soft technologies. The methodology and didactic procedures adopted led the students to awaken their critical sense to the analysis of its own territory, its work process and its stereotypical vision of the old age (based on themselves and the other individuals), leading to the transformation of your own reality. The results were positive, particularly with regard to strengthening of health care networks, lines of care, continuing education and SUS itself
Palavras-chave: Gerontologia
Auxiliares e técnicos de enfermagem
Metodologia da problematização
Gerontology
Nursing assistants and technicians
Methodology of questioning
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia
Citação: Gonçalves, Priscila Leite. Qualificação de profissionais da saúde em gerontologia: relato de uma intervenção educativa. 2016. 77 f. Dissertação (Mestrado em Gerontologia) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18905
Data de defesa: 21-Mar-2016
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Priscila Leite Gonçalves.pdf1,39 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.