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Tipo do documento: Dissertação
Título: Parceria entre Poder Público e Sociedade Civil na promoção da práxis educativa popular: MOVA São Bernardo
Título(s) alternativo(s): Partnership between government and civil society in promoting general educational praxis: MOVA São Bernardo
Autor: Rodrigues, Estela Fidelis 
Primeiro orientador: Silveira, Nadia Dumara Ruiz
Resumo: O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de compreender e interpretar as percepções e significados do Movimento de Alfabetização de Adultos - MOVA São Bernardo na relação com o poder público, tendo em vista sua participação na superação dos índices de analfabetismo vigentes. A sociedade brasileira vivencia na atualidade a difícil tarefa de alterar essa realidade, pois o número de analfabetos acima de 15 anos ultrapassa os 13 milhões. O reconhecimento da história do MOVA SP e do MOVA ABC e os resultados da análise documental, utilizada como recurso metodológico, permitiram compreender e interpretar, por meio da abordagem qualitativa, as questões e as razões que motivam e viabilizam a parceria entre poder público e sociedade civil de modo enfrentar os índices vigentes de analfabetismo. O processo de análise teve como foco especifico o MOVA São Bernardo, destacando-se o sentido do Movimento na Política de Estado e a identificação das possibilidades de articulação propositiva favorecedora da construção coletiva de um currículo critico libertador, tendo em vista a promoção da práxis educativa popular na Educação de Jovens e Adultos. Esta pesquisa evidencia que os militantes e educadores que trabalham com Educação Popular podem reconceber suas práticas, considerando novos paradigmas, na perspectiva da vivência permanente de parcerias e relações dialógicas, particularmente no que se refere à alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, na luta consciente pelo direito à educação
Abstract: The present study was developed in order to understand and interpret the perceptions and meanings of the Movement for Adults Literacy – MOVA São Bernardo – in its partnership with the public sector, considering its participation for the purpose of overcoming the iliteracy current rates. Brazilian society faces the difficult task of changing this reality, for there are more than 13 million iliterate people over 15 years old nowadays in Brazil. Recognizing MOVA SP and MOVA ABC histories and the results of the documental analysis as a methodological resource enabled us to understand and interpret by means of the qualitative approach, the questions and reasons which motivate and make the partnership between the public sector and civil society viable in order to change the iliteracy recent rates. The specific focus in this analysis process was addressed to MOVA São Bernardo, highlighting the role of this movement in the State Politics and the identification of possibilities of purposeful articultation which can provide a process of collective liberating critical curriculum work with a view to promote the educative popular praxis in the Youths and Adults Education. This research evinces that the activists and educators who work with popular education can renew their practices, considering new patterns in the perspective of constant partnerships and dialogical relationships particularly with respect to the literacy and Youths and Adults Education based on the conscious struggle for the education rights
Palavras-chave: Alfabetização de adultos
Educação popular
Movimento de Alfabetização de Adultos - MOVA
Adults Literacy
Popular education
State and Civil Society Partnership
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Rodrigues, Estela Fidelis. Parceria entre Poder Público e Sociedade Civil na promoção da práxis educativa popular: MOVA São Bernardo. 2016. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/18815
Data de defesa: 22-Mar-2016
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